Seguir o O MINHO

Braga

Lobo passeia na serra do Gerês

Biodiversidade

em

Imagem: Jorge Batoca

Um exemplar de lobo-ibérico (Canis lupus) foi filmado, esta semana, quando passeava pelas ‘fraldas’ da serra do Gerês, a cerca de 550 metros de altitude. O momento foi registado em vídeo por Jorge Batoca – que habitualmente costuma observar diferentes tipos de vida selvagem por entre a floresta minhota – e divulgado, esta sexta-feira, pela Rádio Alto Ave.

VÍDEO: Cedido a O MINHO por Jorge Batoca

Ao que apurou O MINHO junto de fonte oficial do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, entidade que monitoriza o lobo-ibérico no Norte de Portugal, existem entre 30 a 40 lobos em toda a região do Minho, com especial incidência na zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A nível nacional, serão cerca de 300.

O número é manifestamente reduzido, sendo que os restantes dois centos e meio estão dispersos por Trás-os-Montes e Alto Douro. Existem ainda algumas (muito poucas) alcateias a sul do rio Douro, mas a extinção nestes locais parece cada vez mais iminente.

No entanto, estes número são bastante antigos e encontra-se em marcha um processo de censos que deverá dar outros resultados, e que será brevemente divulgado por aquele organismo científico.

Populares