Seguir o O MINHO

Braga

Livro sobre Hospital de Braga elogia profissionais e sublinha êxito da Parceria Público-Privada

Gestão do estabelecimento passa a ser pública a 01 de setembro

em

Foto: Divulgação

“Nos últimos 10 anos, o Hospital de Braga conquistou uma lugar de excelência no Serviço Nacional de Saúde, tendo sido considerado, por entidades públicas e privadas como um dos melhores e mais eficientes hospitais do país”. A frase é de Salvador de Mello, presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde e consta do livro “Hospital de Braga – uma década de parceria no SNS”, agora editado pelo estabelecimento de saúde.

Na obra, publicada pouca antes do fim da parceria público-privada entre o Mello Saúde e o Estado, o gestor sublinha que o êxito da PPP se ficou a dever “ao profissionalismo e empenho dos seus 3 mil colaboradores”, e garante que “o Hospital é hoje reconhecido como um exemplo, quer do ponto de vista da prestação de cuidados de saúde de excelência, quer do ponto de vista da utilização de recursos públicos”.

Grupo Mello despede-se de trabalhadores do Hospital de Braga com vídeo de agradecimento

“Esta obra é o retrato fiel de um percurso de qualidade dos serviços prestados, com ganhos substanciais em saúde para mais de um milhão de pessoas servidas por esta unidade hospitalar”, afirma.

A 31 de agosto o Hospital de Braga deixa de funcionar como Parceria Público-Privada (PPP) com o grupo Mello Saúde e passa a integrar o Serviço Nacional de Saúde como Empresa Pública.

O edifício continua a pertencer a uma empresa privada à qual o Estado vai continuar a pagar uma renda, cujo valor se desconhece.

Governo nomeia diretor clínico e enfermeira diretora do Hospital de Braga

Conforme O MINHO noticiou o Governo nomeou para diretor clínico e para enfermeira diretora do conselho de administração do Hospital de Braga Jorge Manuel Marques e Maria de Fátima Gonçalves Faria, respetivamente.

Anúncio

Braga

Deputado eleito por Braga não quer André Ventura “no meio do CDS” na AR

Lugares no parlamento causam polémica

em

Foto: Divulgação

Telmo Correia, deputado do CDS eleito pelo círculo eleitoral de Braga, manifestou-se contra a passagem do deputado eleito pelo partido Chega, André Ventura, na bancada dos centristas.

O anúncio surge na sequência das propostas de Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, para a disposição das forças políticas no parlamento, tendo André Ventura, deputado único eleito por aquele partido, ficado ao lado dos centristas.

Telmo Correia deu nota da necessidade de passagem do deputado do Chega pelo meio da bancada do CDS de forma a conseguir chegar ao seu lugar, algo que não agrada aos centristas.

Telmo Correia chegou a sugerir a “terceira fila” para André Ventura, de forma a evitar esta “passagem”, mas ainda não há resposta por parte de Ferro Rodrigues.

Esta queixa teve apoio do PCP e do PEV, que reconheceram razão a Telmo Correia. O PEV sugeriu mesmo a abertura de uma nova porta junto ao corrimão onde se sentará André Ventura, algo que Ferro Rodrigues parece ter encarado com seriedade e que poderá mesmo vir a ser solução.

No entanto, essas obras não serão para o início da legislatura, e tudo indica que sempre que André Ventura quiser entrar ou sair do seu lugar, terá de pedir passagem aos colegas de direita.

Também o deputado da Iniciativa Liberal pediu para ficar sentado ao centro, mas o PSD não anuiu a vontade, pretendendo que o deputado se sente junto ao CDS.

Continuar a ler

Braga

Atenção, Braga: Acesso viário da Robert Smith reabre esta quarta-feira após quase 2 anos interdito

Obras públicas

em

Foto: CM Braga / Divulgação

A espera foi muita mas as condições de segurança estão garantidas no acesso da Avenida Robert Smith a Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires (circular de Braga, junto ao Minho Center).

A garantia é dada pela Câmara de Braga que pretende reabrir a via à circulação automóvel e pedonal já nesta quarta-feira, após quase dois anos de ‘embargo’ por condições de segurança.

Na origem das obras de requalificação esteve uma “rotura estrutural do aqueduto de águas pluviais”, refere a autarquia, rotura essa detetada após inspeção pelos técnicos municipais.

“Nessa altura, em dezembro de 2017, foi ordenada a interdição de tráfego automóvel”, acrescenta a  Câmara de Braga.

Segundo o vereador João Rodrigues, a complexidade da situação “exigiu a realização de estudos técnicos, nomeadamente estudos geológicos que permitiram a execução de um projeto de estrutura de contenção de terras”.

“Este foi um processo moroso, desde logo pelo facto de ter sido necessário proceder à realização de estudos especializados para resolver esta rotura estrutural. Só depois se avançou com o concurso público”, explica João Rodrigues.

Esta via acaba por ser de interesse fulcral para os residentes da região e para quem pretende aceder do Minho Center à circular urbana, tendo motivado várias críticas de moradores ao longo dos últimos dois anos.

Continuar a ler

Braga

Não consegue fazer chamadas? Rede NOS está com falhas em Braga e Viana

Tecnologia

em

Foto: DR

A rede de telecomunicações da marca NOS está com problemas de serviços a nível nacional, tanto a nível de utilização de dados móveis como de serviços de chamadas de voz, apurou O MINHO junto do portal “down detector“.

De acordo com o portal, que serve para que seja assinalado o mau funcionamento de serviços tecnológicos, perto de 1.000 utilizadores daquela rede já manifestaram ter tido problemas durante a manhã desta segunda-feira com os serviços.

Fonte: down detector

O mesmo portal indica que o distrito de Braga, assim como Lisboa, Porto e Leiria, são os locais onde se tem registado maior número de queixas, havendo já vários comentários a relatar os problemas em questão.

Também no distrito de Viana do Castelo foram registadas falhas nos serviços, apurou O MINHO com vários utilizadores.

Falha no serviço de internet, e impossibilidade de efetuar chamadas são os problemas mais apontados.

A NOS ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares