Seguir o O MINHO

Alto Minho

Livro e pista de atletismo assinalam 20 anos da medalha de ouro de Manuela Machado

em

O lançamento de um livro e a inauguração de uma pista de atletismo em Viana do Castelo assinalam, na quarta-feira, os 20 anos da conquista, por Manuela Machado, do título mundial de campeã da maratona.

Em comunicado, a Câmara de Viana do Castelo detalha que o livro, intitulado “Manuela Machado 20 anos de Campeã”, é da autoria do jornalista desportivo Luís Lopes, e conta “os grandes feitos” da atleta natural do concelho, e integra alguns depoimentos de colegas, responsáveis e família.

Os dois mil exemplares, com cerca de 300 páginas, ilustrados com várias fotografias de Manuela Machado, natural da freguesia de Cardielos, têm prefácio assinado pelo presidente da Câmara, José Maria Costa, e pela antiga treinadora da atleta, Sameiro Araújo.

Foi a 05 de agosto de 1995 que Manuela Machado conquistou o título mundial de campeã da maratona, obtido em Gotemburgo, na Suécia.

O programa de homenagem preparado pela autarquia inclui ainda a inauguração da pista de atletismo do estádio municipal, batizado em 1999 com o nome da atleta.

A requalificação daquela estrutura, orçada em 400 mil euros, vai permitir “aumentar o número de praticantes do atletismo federado e de outras áreas, potenciar a realização de provas de atletismo, de carácter nacional e internacional”.

A infraestrutura desportiva, que serve vários clubes do concelho e dos municípios limítrofes, apresentava “sinais de degradação devido a anos de utilização intensa”.

Manuela Machado é responsável pelo projeto “Atletismo nas Escolas”, lançado pela autarquia no ano letivo 2012-2013 para promover a prática daquela modalidade desportiva, e que envolve cerca de 700 alunos das escolas primárias do concelho.

As atividades são desenvolvidas num primeiro momento em contexto escolar e, posteriormente, na pista do Estádio Municipal Manuela Machado, onde os alunos têm a oportunidade de correr, saltar, lançar e arremessar num espaço cuja prática serve os atletas de alta competição.

Segundo a autarquia da capital do Alto Minho aquela empreitada “vem ao encontro das necessidades da população residente bem como de outros concelhos periféricos que, não estando dotados deste tipo de infraestrutura desportiva, a utilizam para o desenvolvimento de atividade regular”.

Com aquelas iniciativas, onde participará o secretário de Estado do Desporto e Juventude, a Câmara de Viana do Castelo “pretende homenagear Manuela Machado, uma referência nacional do atletismo, reconhecida pelos resultados obtidos ao serviço de Portugal com destaque para os títulos europeu e mundial da maratona”.

Populares