Livre visita associação em Barcelos e defende maior investimento no desporto

Legislativas 2025
Foto: DR

O cabeça de lista da candidatura do Livre por Braga, Jorge Araújo, visitou, ontem, a associação Amigos da Montanha, em Barcelos, onde defendeu um maior investimento no desporto.

Acompanhado de Augusto Ramoa, também candidato pela lista de Braga às próximas eleições legislativas, Jorge Araújo reuniu-se em Barcelinhos com o presidente dos Amigos da Montanha, Américo Alves.

Os Amigos da Montanha promovem atividades desportivas, ambientais e de voluntariado, contribuindo para a dinamização do desporto ao ar livre e para a preservação ambiental e a sensibilização da comunidade para práticas sustentáveis, com campanhas educativas dirigidas às escolas, em particular.

Jorge Araújo reconheceu o importante papel que os Amigos da Montanha desenvolvem, destacando “o voluntariado enquanto ação promotora de uma cidadania ativa e solidária que permite a criação de uma forte ligação à comunidade local, valores muito caros ao Livre e que são transversais a grande parte do programa do partido para estas eleições legislativas”.

Em comunicado, o partido afirma que a associação transmitiu aos representantes do Livre algumas das dificuldades que enfrenta na sua atividade, com destaque para a ausência de infraestruturas desportivas que possam acolher as suas atividades e a falta de verbas de parceiros preferenciais, como as escolas, o que impossibilita estas últimas, muitas vezes, de desenvolver projetos com crianças e jovens.

O cabeça de lista por Braga reconheceu que a situação em causa contraria o entendimento que o Livre tem sobre o desporto, uma vez que cerceiam “uma prática desportiva assente na inclusão e igualdade de acesso”, considerando ainda que o desporto “deve ser reconhecido como um direito universal integrado nas políticas de saúde, educação e coesão social. Deve pois haver maior investimento no desporto, o que significa mais saúde e bem-estar para os cidadãos”.

Outras medidas do programa do Livre no âmbito do desporto passam pela dedução dos gastos com atividades físicas e desporto em sede de IRS; a defesa do reforço da disciplina de Educação Física e do Desporto Escolar e o desenvolvimento do acesso ao desporto adaptado promotor da inclusão de pessoas com deficiência nas atividades desportivas.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados