Seguir o O MINHO

Futebol

Gil Vicente finta a covid e entra a ganhar na Liga

I Liga

em

Um golo de Samuel Lino permitiu hoje ao Gil Vicente estrear-se na I Liga portuguesa de futebol com um triunfo por 1-0 sobre o Portimonense, num encontro da segunda jornada em que foi melhor equipa até aos 75 minutos.


O remate certeiro do extremo brasileiro, aos 50 minutos, materializou o domínio de uma equipa que regressou hoje à competição, após o duelo da primeira ronda, com o Sporting, ter sido adiado para a semana de 12 a 16 de outubro, face aos casos de covid-19 detetados nos dois clubes.

Com os três pontos somados, a formação gilista ascendeu provisoriamente ao grupo dos quintos classificados, tendo ultrapassado o conjunto algarvio, com apenas um ponto, que foi quase sempre inoperante na tarde de hoje, à exceção de um penálti falhado na primeira parte e de algumas ocasiões desperdiçadas nos últimos 15 minutos.

Após duas semanas com os jogadores a treinarem em casa, face à quarentena decretada pelas autoridades de saúde, o Gil Vicente iniciou oficialmente na época 2020/21 com cinco reforços no ‘onze’: os laterais Joel Pereira e Talocha, o médio Lucas Mineiro e os avançados Miullen e Antoine Léautey, que dispôs da primeira ocasião de golo.

Após trabalho de Samuel Lino na faixa direita, o extremo francês, de 24 anos, rematou de primeira, mas o guardião algarvio, Samuel, defendeu a dois tempos e afastou a bola pela linha final, aos nove minutos.

A formação trajada de negro, em memória de Dito, antigo jogador internacional português e treinador, que exercia o cargo de diretor-geral do Gil Vicente e morreu em 03 de setembro, superiorizou-se ao adversário na primeira parte e voltou a ameaçar o golo ao minuto 11, num disparo rasteiro de Samuel Lino, ainda de fora da área, ao lado.

Na estreia como treinador principal na I Liga, Rui Almeida apresentou uma equipa capaz de ganhar a maioria dos duelos no meio-campo e de criar espaço com triangulações nas alas, mas à qual faltou mais gente na área para criar ocasiões de golo.

O Portimonense, que apareceu no Minho com Júlio César como novidade na ala esquerda do ataque, raramente se aproximou da área gilista até ao intervalo, acusando falta de ligação entre setores, mas beneficiou de um penálti, quando Fabrício aproveitou perda de bola de Ygor Nogueira, entrou na área e foi derrubado por Claude Gonçalves, aos 33 minutos.

Na conversão, o defesa Lucas Possignolo atirou para o lado direito de Denis, mas o guardião brasileiro adivinhou a trajetória e impediu o golo inaugural da partida, aos 36 minutos.

A equipa de Portimão regressou para a segunda parte com três novidades – o treinador Paulo Sérgio fez entrar o lateral Koki Anzai e os extremos Aylton Boa Morte e Anderson Oliveira -, mas os anfitriões continuaram ‘esclarecidos’ após o reatamento e chegaram mesmo ao golo: isolado por Antoine Léautey, Samuel Lino atirou rasteiro e cruzado para o fundo da baliza.

Em vantagem, os ‘galos’ recuaram no terreno e deram espaço ao Portimonense para ter mais iniciativa atacante, mas os algarvios limitaram-se quase sempre a circular a bola em redor da área contrária, à exceção das tentativas de Aylton Boa Morte, ao lado e por cima, aos 75 e 82 minutos, e do remate de Fabrício a rasar o poste, nos últimos segundos.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.

Gil Vicente – Portimonense, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Samuel Lino, 50 minutos.

Equipas:

– Gil Vicente: Denis, Joel Pereira, Ygor Nogueira, Rúben Fernandes, Talocha, Lucas Mineiro (Rodrigão, 78), João Afonso, Claude Gonçalves, Samuel Lino (Lourency, 78), Antoine Léautey (Boubacar Hanne, 75) e Miullen (Leandrinho, 62).

(Suplentes: Daniel Fuzato, Rodrigão, Tim Hall, Souleymane, Vítor Carvalho, Leandrinho, Ahmed Isaiah, Boubacar Hanne e Lourency).

Treinador: Rui Almeida.

– Portimonense: Samuel, Lucas Possignolo (Koki Anzai, 46), Willyan, Maurício, Fali Candé (Henrique, 65), Pedro Sá (Beto, 59), Dener, Lucas Fernandes, Welinton Júnior (Aylton Boa Morte, 46), Júlio César (Anderson Oliveira, 46) e Fabrício.

(Suplentes: Ricardo Ferreira, Koki Anzai, Lucas Tagliapietra, Henrique, Fernando, Luquinhas, Aylton Boa Morte, Anderson Oliveira e Beto).

Treinador: Paulo Sérgio.

Árbitro: António Nobre (Associação de Futebol de Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Koki Anzai (52), Ygor Nogueira (59), Fali Candé (64), Anderson Oliveira (74) e Lourency (90+4).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Anúncio

Futebol

Vitória confirma saída do treinador Tiago Mendes

Futebol

em

Foto. DR

A administração da SAD do Vitória confirmou hoje a saída do treinador Tiago Mendes, ao fim de apenas três jornadas ao leme do clube vimaranense.

Em comunicado enviado às redações, os conquistadores mostram-se surpreendidos pela decisão do técnico natural de Viana do Castelo, garantindo que “brevemente” será apresentada “uma nova liderança técnica”.

Comunicado na íntegra

A Vitória Sport Clube, Futebol SAD foi surpreendida, esta quinta-feira, com a decisão comunicada pelo treinador da equipa principal, Tiago Mendes, de terminar a sua ligação ao clube.

A posição manifestada quebra um trabalho de largos meses entre a estrutura do futebol e o treinador escolhido pela Administração para a construção e preparação de um plantel que permitisse concretizar a política desportiva do Vitória SC e alcançar os objetivos traçados.

Considerando que todas as decisões tomadas relativamente à equipa principal tiveram a participação e a concordância do técnico e que este sempre teve total autonomia para o exercício da sua liderança, entende a Administração que uma posição desta natureza, ainda no arranque da época e numa semana em que o treinador se encontra a frequentar o curso UEFA Pro, só pode ser recebida como uma manifestação de insegurança que é incompatível com o Vitória SC.

Nesse sentido, será brevemente apresentada uma nova liderança técnica que se enquadre no projeto desportivo e permita a obtenção dos resultados ambicionados.

Continuar a ler

Futebol

Desportivo das Aves lança novo clube e refunda secções de futebol e futsal

Futebol

em

Foto: DR

O Desportivo das Aves assinou hoje a escritura relacionada com a refundação das secções de futsal e de futebol, que vão passar a representar um novo clube, designado por Clube Desportivo das Aves 1930.

“A criação do novo clube permitirá que todas as equipas de futebol e futsal que pertenciam ao Clube Desportivo das Aves possam competir esta época, tendo em conta os regulamentos da Associação de Futebol (AF) do Porto, tal como a equipa de futebol sénior”, lê-se em comunicado emitido pela direção de António Freitas.

Cada formação inscrita vai começar a evoluir nas divisões mais baixas das distritais portuenses, mas a entidade fundadora “não irá extinguir-se” e a secção de voleibol continuará a jogar sob a identidade tradicional do Clube Desportivo das Aves.

A medida surge após a Câmara de Resolução de Disputas da FIFA ter impedido os nortenhos de inscreverem novos atletas desde 03 de agosto, pelas dívidas da SAD de quase 37,5 mil euros a três clubes estrangeiros, associadas aos direitos de formação de dois médios sul-americanos, ambos ligados ao emblema de Santo Tirso até 2019/20.

Além dessas ações extensíveis durante uma época e meia, equivalente a três períodos de inscrição seguidos, há outros processos ainda em fase de instrução e uma decisão condenatória à espera da reabertura do mercado, em janeiro de 2021, para prolongar sanções incidentes sobre a SAD, mas que também estavam a afetar o clube???????.

Como a FIFA não faz distinção entre as duas personalidades jurídicas, a direção de António Freitas sofreu com os efeitos das dívidas da SAD e anunciou em 27 de setembro a desistência da II Divisão de futsal, assente na inviabilidade de “um projeto consistente”, que voltará a ser recuperado a breve trecho com a criação de um novo clube.

O Aves 1930 pediu o adiamento das duas jornadas inaugurais diante de Pasteleira e São Pedro de Fins, bem como da primeira eliminatória da Taça da AF Porto, a ser disputada no terreno do Campo Lírio, pelo que a estreia na Série 1 da II Divisão distrital está aprazada para 25 de outubro, com a receção ao Invicta, no Estádio do CD Aves.

Já o Aves SAD comunicou em 23 de setembro a saída do Campeonato de Portugal, após falhar o acordo com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos, tendo a falta de comparência ao estádio do Berço resultado numa derrota administrativa por 3-0 e na subtração de três pontos, acrescidos de uma multa de 510 euros.

A administração do chinês Wei Zhao reprovou em julho os requisitos de licenciamento nas provas profissionais de 2020/21 junto da Liga de clubes e dispensou o recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, após uma época assinalada por incumprimentos salariais, rescisões unilaterais e a descida no relvado à II Liga.

A estrutura tem sido acompanhada pelo administrador judicial provisório António Dias Seabra e beneficia de um Processo Especial de Revitalização (PER), cuja lista provisória reparte dívidas de 17,1 milhões de euros por 110 credores e pode acelerar a insolvência.

O clube apresentou no Tribunal da Comarca de Santo Tirso ações de destituição e despejo dos órgãos sociais da SAD e prepara uma assembleia-geral extraordinária, dependente do aval da Delegação de Saúde de Santo Tirso.

Continuar a ler

Futebol

Tiago Mendes pode estar de saída do Vitória

Vitória SC

em

O atual treinador do Vitória SC, Tiago Mendes, pode estar de saída do clube vimaranense, avança a imprensa desportiva nacional.

De acordo com os jornais O Jogo e Record, o jovem técnico, natural de Viana do Castelo, estará a discutir a saída com a SAD do clube, por motivos ainda não revelados.

Segundo o jornal Guimarães Digital, do Grupo Santiago, o treinador estará insatisfeito com a abordagem do clube ao mercado nos últimos dias, não gostando da inexperiência dos reforços.

De acordo com a mesma fonte, o técnico é que terá pedido para sair, deixando os conquistadores com uma vitória, um empate e uma derrota na Liga.

Ainda não há confirmação oficial de nenhuma das partes.

(notícia atualizada às 22h39 com mais informação)

Continuar a ler

Populares