Seguir o O MINHO

Alto Minho

Lítio: Serra d’Arga “fora da prospeção” mas ministro quer “saber o que lá está”

Entrevista à Rádio Vale do Minho

em

Tiago Brandão Rodrigues. Foto: Governo de Portugal

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, abordou a questão de prospeção de minerais na Serra d’Arga, na região do Alto Minho, garantindo que há muita “informação desconexa” sobre a matéria e que a prospeção de lítio não deverá avançar. Mas concorda com os estudos para se “saber o que lá está”.

Em entrevista à Rádio Vale do Minho, o governante defende que a área protegida da Serra d’Arga deve “estar fora de qualquer prospeção”. Todavia, Brandão Rodrigues considera que o país deve “estudar e entender muito bem” o que possui. “Saber o que lá está”, acrescenta.

Lamentando alguma informação sobre o assunto que não será a mais verosímil, o cabeça de lista por Viana às Eleições Legislativas de 06 de outubro, considera que se tem criado “alguns mitos, algumas falsas verdade e autênticas fake news relacionadas com o conhecimento científico sobre o que representa esta prospeção”.

Tiago Brandão Rodrigues afiança que a partir do momento em que se encontrar lítio ou algum mineral valioso, o Governo seguirá “exigência máxima nos passos” que der. .”Deixando obviamente de fora todas as áreas classificadas porque essas têm de ser preservadas”, garantiu.

A entrevista dada por Tiago Brandão Rodrigues à Rádio Vale do Minho irá para o ar na íntegra esta terça-feira, às 12:00 com repetição às 19:00. 

Anúncio

Alto Minho

Pai Natal volta a chegar de barco a Monção

Programação municipal

em

Foto: Divulgação / CM Monção

O programa de Natal em Monção vai iniciar-se dia 29, pelas 18:00, com a abertura da iluminação natalícia, prolongando-se até 31 de dezembro, com vários momentos culturais, musicais e recreativos alusivos à quadra festiva, informou esta segunda-feira aquela autarquia.

Em comunicado, o município adiantou que aquele programa tem como objetivo “promover o comércio tradicional, incentivando a realização das compras de Natal nos estabelecimentos locais”.

Da programação preparada pela autarquia, destaque para a exposição ao ar livre de “Decorações de Natal”, com participação de 39 instituições/associações/clubes do concelho.

Um mercado de Natal, a chegada do Pai Natal em bicicleta, em mota e de barco, o “Brinde de Natal”, miniconcertos musicais, insufláveis para crianças e a iniciativa “Sabores de Natal”, são outras das iniciativas previstas.

A chegada do Pai Natal, de barco, é apontada para o próximo dia 24, pelas 15:00 horas, ao cais da Lodeira e embarcadouro de Salvaterra de Miño.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Radioamadores do Alto Minho reúnem-se em Viana

Simpósio

em

Foto: Divulgação

A Associação de Radioamadores do Alto Minho (ARAM) vai realizar, nos dias 23 e 24, um simpósio sobre comunicações por satélites, que decorrerá em Viana do Castelo, anunciou hoje a organização.

O evento, “denominado TecSat-Po 2019”, prevê a participação de radioamadores de várias regiões do país e de Espanha e tem como objetivo principal divulgar as técnicas que permitem a utilização de satélites para comunicações entre radioamadores”.

A organização “conta com a colaboração da Câmara de Viana do Castelo que, para além de outros apoios, organizará o programa turístico e social, destinado aos acompanhantes dos participantes, e que decorrerá durante o dia de sábado”.

Continuar a ler

Alto Minho

Paredes de Coura: Abertas inscrições para a edição 2019 da Escola do Rock

Música

em

Foto: Divulgação

As inscrições para a edição 2019 da Escola do Rock Paredes de Coura que vai decorrer entre 15 e 21 de dezembro já abriram, informou a organização.

Em comunicado, a organização, a cargo da Space Ensemble, adiantou que àquela residência artística junta-se a segunda edição do programa Bandas Residentes, cujas inscrições estão a decorrer até 17 de novembro.

As três bandas a selecionar terão acesso, entre 15 a 21 de dezembro, a uma sala de ensaio exclusiva, alojamento, alimentação, a possibilidade de gravar e produzir um ‘single’ com o produtor Manuel Reis, com o apoio e tutoria dos formadores da EdR, bem como apresentações de concertos durante a residência e tours da Escola.

Outra novidade da edição 2019 é a nova imagem do evento da autoria do artista espanhol Miguel Ángel Martín.

Continuar a ler

Populares