A linha do Norte esteve cortada à circulação ferroviária nos dois sentidos em Cacia na sequência dos incêndios que lavram no distrito de Aveiro, revelou à Lusa fonte da CP.
A circulação retomada pelas 12:35, após ter sido interrompida pelas 11:00 nos dois sentidos.
No total, em Aveiro e em Estarreja, estavam parados seis comboios, informou a fonte.
Recorde-se que também as autoestradas A1, A25 e A29 estão cortadas nas zonas dos fogos, assim como no IC2 e nas estradas nacionais 238 e 109.
Segundo a página oficial da Proteção Civil, às 12:08 estavam a ser combatidos três incêndios rurais na região de Aveiro considerados “ocorrências significativas”: em Albergaria-a-Velha, com 165 operacionais, 48 veículos e um meio aéreo; Sever do Vouga, com 180 operacionais, 60 veículos e três meios aéreo e Oliveira de Azeméis, com 548 operacionais, 174 veículos e três meios aéreos.
Em Albergaria-a-Velha, o incêndio que começou no domingo no concelho vizinho de Sever do Vouga chegou hoje de manhã a habitações localizadas na Cruzinha e na Vila das Laranjeiras. No concelho, as autoridades já avançaram com a evacuação do bairro Brandão Gomes.
Em Oliveira de Azeméis, o presidente da autarquia adiantou à Lusa que há quatro feridos a registar, um dos quais a inspirar mais cuidados.
O fumo causado pelas chamas obrigou, no domingo à noite, à evacuação do hotel Vale do Rio, por precaução, mas a fonte não soube indicar se as pessoas retiradas já regressaram.
Devido à proximidade ao fogo, nomeadamente o IC2, entre Pinheiro da Bemposta e a Branca, o incêndio também já motivou a transferência de 23 utentes do Centro de Dia Santo André, em Macinhata da Seixa, para a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira, na sede do concelho.
Notícia atualizada às 13h45 com informação da reabertura da Linha Norte.