Seguir o O MINHO

Liga Europa

Liga Europa: Braga pode aproximar-se da qualificação, Vitória pressionado

Quarta jornada

em

Foto: DR/Arquivo

Sporting e SC Braga procuram dar na quinta-feira um passo decisivo para a qualificação para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, numa quarta jornada em que o FC Porto joga pressionado em Glasgow.

Praticamente afastado da luta pelo apuramento, ao não ter conquistado qualquer ponto na primeira volta, o Vitória SC é a primeira equipa lusa a entrar em campo, ao receber na quarta-feira o Arsenal.

Única equipa portuguesa que ainda não perdeu na Europa, o SC Braga, também a fazer um campeonato muito abaixo das expectativas, procura o terceiro triunfo em quatro encontros na ‘poule’ K, na receção ao Besiktas.

Os bracarenses venceram os dois encontros como visitantes – Wolverhampton e Besiktas – e empataram em casa com o Slovan Bratislava, somando sete pontos, mais um do que o ‘wolves’ e três do que os eslovacos, com os turcos ainda sem pontos.

Em seis jogos em casa com equipas turcas, os ‘arsenalistas’ têm quatro vitórias – três delas nos últimos encontros e a outra na Taça Intertoto, face ao Sivasspor -, e duas derrotas, uma perante o Besiktas (2-0), em 2012.

Sem pontuar, apesar de algumas boas exibições na Europa, o Vitória SC recebe na quarta-feira o Arsenal, em busca dos primeiros pontos, duas semanas depois de ter perdido em Inglaterra, por 3-2, com dois golos nos últimos minutos.

O Arsenal, com nove pontos, e Eintracht Frankfurt, com seis, podem garantir o apuramento já nesta ronda, caso vençam nas deslocações a Guimarães e a casa do Standard Liège, respetivamente.

Em quatro jogos com equipas inglesas em casa, os vimaranenses nunca perderam, vencendo uma vez e empatando três.

Já a 10 pontos do líder Benfica na I Liga, o Sporting, que vem de uma derrota com o Tondela (1-0), procura somar o terceiro triunfo consecutivo na Liga Europa, algo que não consegue nas competições europeias, na mesma época, desde 2011/12, quando chegou às meias-finais da segunda prova de clubes.

Depois de ter vencido por 1-0 em casa, o Sporting, que perdeu o único jogo que fez fora (2-3 em Eindhoven), desloca-se agora ao reduto do Rosenborg e um novo triunfo deixa os ‘leões’ muito perto da qualificação para a fase seguinte.

O Sporting visita a Noruega pela terceira vez, 20 anos depois de ter sido derrotado por 3-0 pelo Viking, naquela que é o único desaire com noruegueses, somando um triunfo em 1971/72 sobre o Lyn (3-0).

Com três jornadas disputadas no Grupo D, os ‘leões’ têm seis pontos, menos um do que o líder PSV Eindhoven e mais dois do que o LASK, enquanto o Rosenborg ainda não pontuou. Os holandeses jogam na Áustria e qualificam-se vencendo.

Pouco consistente a nível exibicional, o FC Porto desloca-se a Glasgow, para defrontar o Rangers e está praticamente proibido de perder para continuar na luta pelo apuramento no Grupo G.

Com apenas quatro pontos, os ‘dragões’ empataram em casa na última jornada com o conjunto escocês, que tem a mesma pontuação dos lusos, a dois do líder Young Boys, que visita o Feyenoord, último, com três.

Esta será a sétima visita dos ‘azuis e brancos’ à Escócia, onde apenas venceram duas vezes, saindo derrotados nos outros quatros encontros, dois deles em visitas ao Glasgow Rangers – 2-1 em 1983/84 e 3-2 em 2005/06.

Além de PSV Eindhoven, Arsenal e Eintracht, Sevilha (Grupo A), Basileia (C), Celtic (E), Espanyol (H) e Manchester United (L) também se podem apurar prematuramente para os 16 avos de final.

Anúncio

Futebol

Liga Europa: FC Porto procura aumentar contingente luso nos 16 avos de final

Receção ao Feyenord

em

Foto: Divulgação

O FC Porto procura assegurar hoje um lugar nos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, na receção ao Feyenoord, na derradeira jornada do grupo G, e juntar-se a Benfica, Sporting e Sporting de Braga.

Os ‘dragões’ recebem os holandeses a partir das 20:00, num encontro em que lhes basta vencer para avançar na prova, sendo que o empate até pode ser suficiente, desde que os suíços do Young Boys não vençam no terreno dos escoceses do Rangers.

Os ‘azuis e brancos’ estão no segundo lugar do grupo, com sete pontos, os mesmos do Young Boys e menos dois do que o líder Rangers, enquanto o Feyenoord é último, com cinco.

Já apurados, Sporting e o Sporting de Braga tentam segurar os primeiros lugares dos seus grupos nas visitas aos austríacos do LASK Linz, às 17:55, e aos eslovacos do Slovan Bratislava, às 20:00, respetivamente.

Os ‘leões’, que não vão contar com Bruno Fernandes, castigado, lideram o grupo D, com 12 pontos, mais dois do que os austríacos, que também já ‘carimbaram’ a qualificação.

No grupo K, o Sporting de Braga soma 11 pontos, mais um do que o Wolverhampton, sendo que o Slovan é terceiro, com quatro, e já está afastado da próxima fase.

Sem hipóteses de chegar à segunda fase, o Vitória de Guimarães, último colocado do grupo F, visita os alemães do Eintracht Frankfurt, dos avançados portugueses André Silva e Gonçalo Paciência, às 17:55.

Nos 16 avos de final da Liga Europa está também o Benfica, despromovido da Liga dos Campeões, depois de ter encerrado o grupo G no terceiro lugar. Na terça-feira, os ‘encarnados’ venceram os russos do Zenit por 3-0 e asseguraram a continuidade nas provas europeias.

O sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa vai ser realizado na próxima segunda-feira, em Nyon, na Suíça.

Continuar a ler

Futebol

Benfica vai ser cabeça de série no sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa

Equipas portuguesas não jogam entre si

em

Foto: Divulgação

O Benfica vai ser cabeça de série no sorteio de segunda-feira para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, por ter sido um dos quatro melhores terceiros da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Depois de na terça-feira ter assegurado a presença nos 16 avos de final da segunda competição de clubes da UEFA, ao ser terceiro no grupo G da ‘Champions’, o Benfica precisava que hoje, no segundo dia da última jornada da fase de grupos, os croatas do Dínamo de Zagreb e os alemães do Bayer Leverkusen não vencessem os seus jogos para ficar como cabeça de série.

Tanto croatas, frente ao Manchester City, como alemães, diante da Juventus, sairam derrotados, pelo que o Benfica será cabeça de série na segunda-feira.

Desta forma, os ‘encarnados’ ficam ‘livres’ de medir forças com uma equipa vencedora do seu grupo na Liga Europa, ou com um dos outros três melhores terceiros classificados da ‘Champions’, bem como não terão de defrontar nesta fase outra equipa portuguesa – Sporting e Sporting de Braga já apurados, ou FC Porto, que ainda luta pelo apuramento -, já que nos 16 avos de final nenhuma equipa pode defrontar outra do mesmo país.

O sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa realiza-se na próxima segunda-feira, em Nyon, na Suíça, pelas 13:00 locais (12:00 em Lisboa), sendo que os cabeças de série disputam a segunda mão em casa, no dia 27 de fevereiro de 2020, estando a primeira mão agendada para o dia 20 do mesmo mês.

Continuar a ler

Futebol

Sá Pinto quer ganhar apesar de apuramento já estar garantido

Líder do grupo F

em

Foto: Instagram SCB

Ricardo Sá Pinto disse, na quarta-feira, que, apesar da qualificação para a próxima fase da Liga Europa de futebol já estar assegurada, o SC Braga quer ganhar na Eslováquia, esta quinta-feira, o Slovan Bratislava.

Os minhotos, que lideram o grupo, com 11 pontos, garantiram a passagem aos 16 avos de final da Liga Europa após o empate caseiro 3-3 da jornada anterior, com o Wolverhampton, que também segue para essa fase, faltando apenas definir qual das equipas termina em primeiro lugar.

“Apesar de já estar decidido em termos de passagem à fase seguinte, e esse era o objetivo criado depois do inicial, que era entrar na fase de grupos, há outros aliciantes [para o jogo de quinta-feira]. É um jogo de grande responsabilidade, porque temos que dignificar o clube, é uma oportunidade de fazer história e queremos logicamente lutar pela vitória”, disse o treinador na antevisão da sexta e última ronda do grupo K.

Ricardo Sá Pinto admitiu que vai fazer algumas alterações no ‘onze’, para o qual não conta com Wallace, Claudemir e Hassan, devido a lesão, e Sequeira, por opção.

“Estamos outra vez num ciclo mais exigente, este é o segundo de cinco jogos, e provavelmente poderá haver algumas alterações para dar oportunidade a jogadores, para poderem divertirem-se e desfrutar desta competição, mas quem entrar amanhã [quinta-feira], tem que entrar focado para poder termos um resultado positivo”, disse.

Ricardo Sá Pinto frisou que “todos os jogos são importantes”, mas até ao Wolverhampton não podia “pensar de outra forma”.

“Agora temos que saber gerir, já temos 34 jogos [26 oficiais], há muitas equipas que fazem isso num ano todo, mais dois ou três jogos, tem sido muito exigente a nível físico e psicológico. Além disso, há jogadores que merecem e estão a trabalhar arduamente há vários meses à espera de poderem ajudar”, detalhou.

O técnico considera ainda que o bom percurso da equipa na competição “não aumenta a responsabilidade para a próxima fase”.

“Não, porque nos superámos. Agora, temos que nos divertir com responsabilidade, aproveitar as oportunidades que criámos com a nossa superação e não vamos entregar nada a ninguém na próxima fase, vamos encará-la da mesma forma que até aqui, com a mesma responsabilidade, seriedade e ambição. Se pudermos ir mais longe, tudo iremos fazer por isso”, disse.

SC Braga, líder do grupo K, com 11 pontos, e Slovan Bratislvava, terceiro, com quatro, defrontam-se a partir das 20:00, no Estádio Narodny, em Bratislava, jogo que será arbitrado pelo polaco Pawel Gil.

Continuar a ler

Populares