Seguir o O MINHO

Conteúdo Patrocinado

Liga das Nações arranca em junho com duelo ibérico na primeira jornada

Futebol

em

Foto: DR / Arquivo

É já no mês de Junho que terá início a edição de 2022/2023 da Liga das Nações da UEFA. A competição foi criada com o intuito de substituir amigáveis por jogos oficiais, trazendo algum equilíbrio aos vários confrontos agendados, já que as seleções terão de se bater contra equipas de valor semelhante. Para o efeito, as 55 seleções participantes foram divididas em quatro ligas, de acordo com a sua posição no Ranking de Coeficientes de Seleções da UEFA.

Em 2018/2019, na primeira edição do torneio, foi mesmo Portugal quem conquistou a taça. A equipa das quinas, sob o comando de Cristiano Ronaldo, venceu os Países Baixos na final. A partida foi disputada no Porto, e o golo solitário de Gonçalo Guedes acabaria por ser suficiente para selar o triunfo sobre os holandeses. Em 2021, foi a França quem venceu a competição.

Este ano, e para dar início às hostilidades, Portugal enfrentará um eterno adversário: a Espanha. O jogo está marcado para o dia 2 de junho, quinta-feira. Já são conhecidos os convocados da turma espanhola para o embate, e a tarefa não será fácil para Portugal: Busquets (Barcelona), Rodri (Manchester City), Thiago Alcântara (Liverpool) e Morata (Juventus) serão alguns dos talentosos nomes que tudo farão para complicar a vida à seleção portuguesa.

O dérbi ibérico promete espetáculo, mas também promete muitos nervos: basta recordar o encontro entre os dois emblemas disputado em 2018, no Mundial da Rússia, que terminou empatado a três; a vitória pela margem mínima da equipa espanhola no Mundial de 2010, ou mesmo a vitória por 1-0 de Portugal no Euro 2004, disputado em terras lusas. Independentemente do resultado, a certeza é uma: este será um clássico que promete estender as emoções para fora das quatro linhas, algo que será benéfico para entidades como as casas de apostas legais em Portugal. A par com a Espanha, fazem ainda parte do grupo de Portugal as seleções da Suíça e da República Checa.

No que ao sorteio diz respeito, de relembrar que Portugal estava inserido no pote dois, juntamente com seleções como a Dinamarca, a Alemanha, e também os Países Baixos. Por essa razão, já era certo que defrontaria uma das seleções semifinalistas da última Liga das Nações: Bélgica, Itália, França ou Espanha.

Entre os meses de junho e setembro, as várias seleções irão medir forças entre si, e os quatro vencedores dos grupos da Liga serão qualificados para a fase final. Esta etapa incluirá meias-finais, final e ainda uma partida de atribuição dos terceiro e quarto lugares. A final four está agendada apenas para 2023. Se Portugal quiser lá chegar, terá de deixar pelo caminho, quer na condição de visitado, quer enquanto visitante, as seleções que fazem parte do seu grupo.

A estreia de Portugal, frente à Espanha, acontecerá a 2 de junho, em Sevilha. Receberá, depois, a Suíça (5 de junho) e a República Checa (9 de junho). Os encontros serão disputados no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Já o derradeiro duelo com os espanhóis, em solo português, está agendado para 27 de setembro, em Braga. A última vez que a equipa principal jogou em território bracarense foi em maio de 2018, num jogo de preparação para o Mundial, frente à Tunísia (2-2).

Populares