O Lidl vai doar 250 mil euros à Cruz Vermelha Portuguesa para ajudar 272 famílias, num total de 538 pessoas, que se encontram ao abrigo desta instituição. “Esta ajuda permitirá marcar a diferença nas suas vidas durante um ano”, afirma a empresa.
“Num contexto particularmente difícil, como o que atravessamos, em que as assimetrias sociais são cada vez mais acentuadas, agravadas por um cenário de inflação preocupante, o Lidl mantém o compromisso perante a comunidade, que o caracteriza”, refere o comunicado enviado a O MINHO.
Este apoio do Lidl irá permitir à Cruz Vermelha Portuguesa ajudar famílias a pagar serviços essenciais do lar – como água, luz e gás -, apoiar necessidades alimentares de famílias com crianças, assegurar alojamento a pessoas em situação de sem-abrigo, garantir apoio psicológico para vítimas de violência doméstica e serviço de teleassistência para idosos em situação de isolamento.
A doação do Lidl à Cruz Vermelha Portuguesa integra-se na sua estratégia de responsabilidade corporativa – Mais Lidl – que é concretizada através de campanhas, doações e ações específicas.
Nos últimos oito anos, apenas em resultado das suas campanhas de Natal, o Lidl entregou mais de 3,8 milhões de euros, para apoiar quem mais precisa. Adicionalmente, no seu ano fiscal de 2021 (março de 2021 a fevereiro de 2022), o Lidl doou, em dinheiro e em espécie, mais de 5,6 milhões de euros para várias causas sociais.
“Enquanto empresa com uma forte responsabilidade corporativa, procuramos sempre auscultar as necessidades da comunidade e encontrar a melhor resposta, agindo de uma forma justa. No contexto atual, com muitas famílias a passar por dificuldades, acreditamos que devemos unir esforços com um parceiro como a Cruz Vermelha Portuguesa, com alcance nacional e capacidade de implementação, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada”, afirma Sara Fonseca, responsável de comunicação externa do Lidl.
Ana Jorge, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, saúda este apoio do Lidl, que “surge numa fase particularmente difícil, sentida pela subida de pedidos de apoio, por parte das famílias, à nossa organização”.
“O papel da Cruz Vermelha é sempre o de ajudar a ultrapassar situações de vulnerabilidade e, para isso, contamos com a preciosa ajuda dos parceiros que, como o Lidl, imbuídos pelo espírito de responsabilidade social, acreditam na proximidade do nosso trabalho, que é realizado em todo o território nacional, através das cerca de 160 delegações Cruz Vermelha, que são quem melhor identifica e conhece as reais necessidades das famílias e pessoas”, conclui.