Líderes do G7 querem fazer a Rússia pagar pela guerra na Ucrânia

Guerra
Líderes do g7 querem fazer a rússia pagar pela guerra na ucrânia

Os líderes do G7 comprometeram-se a aumentar os custos para a Rússia da guerra na Ucrânia, anunciou hoje o chanceler alemão, Olaf Scholz, reiterando que o líder russo, Vladimir Putin, não pode sair do conflito como vencedor.

“Putin não deve ganhar esta guerra”, disse Scholz numa conferência de imprensa após a cimeira do G7 em Elmau, no sul da Alemanha.

Scholz disse que o grupo dos sete países mais industrializados “continua unido no seu apoio à Ucrânia”.

“Vamos continuar a manter e a aumentar os custos económicos e políticos desta guerra para o Presidente Putin e o seu regime”, disse Scholz.

A Alemanha exerce atualmente a presidência do G7, de que fazem parte também Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Além de Scholz, participaram na cimeira os Presidentes Joe Biden (Estados Unidos) e Emanuel Macron (França), e os primeiros-ministros Justin Trudeau (Canadá), Mario Draghi (Itália), Kishida Fumio (Japão) e Boris Johnson (Reino Unido).

A União Europeia (UE) esteve representada pelos presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel.

A reunião do G7 antecedeu a cimeira da NATO, que começa hoje à noite, em Madrid, em que a guerra na Ucrânia (iniciada em 24 de fevereiro) e a nova realidade de segurança criada pela invasão russa serão temas em destaque.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Macron recusa qualificar rússia como estado terrorista

Macron recusa qualificar Rússia como Estado terrorista

Próximo Artigo
Famalicão entre os concelhos com maiores subidas de renda mediana de novos contratos de arrendamento

Famalicão entre os concelhos com maiores subidas de renda mediana de novos contratos de arrendamento

Artigos Relacionados