Liberais ‘recuperam’ baldio que ardeu em Vila Verde

Em Ribeira do Neiva
Foto: IL Vila Verde

Membros da Iniciativa Liberal do distrito de Braga estiveram na tarde de sábado a reflorestar um terreno baldio em Ribeira do Neiva, Vila Verde, cuja vegetação árborea tinha sido destruída em vários incêndios nos últimos anos. No total plantaram mais de 100 árvores autóctones.

Em comunicado, a Iniciativa Liberal de Vila Verde, que organizou a ação, explica que o terreno em causa, apesar de ter ardido há vários anos, continuava sem “vegetação significativa”.

Foram plantados carvalhos, castanheiros, loureiros, vidoeiros e plátanos, numa área superior a dois hectares, dividida por várias parcelas.

Para a Iniciativa Liberal de Vila Verde, “esta ação contribui significativamente para a regeneração do ecossistema local, a recuperação de áreas ardidas e a mitigação de riscos ambientais como a erosão do solo e os movimentos de vertentes, que podem afetar gravemente a estabilidade do território”.

Além da plantação, os voluntários desta ação também apadrinharam árvores.

“A Iniciativa Liberal de Vila Verde acredita que a recuperação de áreas ardidas é fundamental para travar a desertificação e garantir que a natureza possa voltar a prosperar onde antes houve destruição”, conclui a IL, assegurando que irá continuar a desenvolver projetos ambientais, agradecendo ainda ao presidente da Junta de Ribeira do Neiva, José Peixoto (PSD), pelo apoio prestado.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados