Seguir o O MINHO

Alto Minho

Lembra-se que partidos ganharam mais nas Autárquicas 2013 no Minho?

em

Mais de 1 milhão de minhotos terão o direito de ir às urnas neste domingo para as Autárquicas. Há quatro anos, o Partido Socialista foi o grande vencedor. O PS garantiu 13 candidatos nas presidências de câmaras pelo Minho, sendo seis no Distrito de Viana do Castelo, e sete no de Braga.

No distrito mais ao norte, o PS ganhou em seis concelhos, e ainda 30 vereadores foram eleitos. O Partido Social Democrata garantiu dois presidentes de câmaras e 25 vereadores.

O CDS-Partido Popular e o Grupo de Cidadãos ganharam as outras duas presidências. A participação foi de 57,3%.

No Distrito de Braga, a abstenção foi menor. A taxa de participação foi de 62,6%. O PS ganhou as eleições em sete dos 14 concelhos. O PSD ganhou sozinho em quatro, e mais outros três com coligações.

Entre vereadores, o PS ganhou com 49 candidatos, o PSD elegeu 20 onde esteve sozinho, e mais 33 onde teve coligações. O CDU teve dois, o CDS-Partido Popular entrou com um, e o Grupo de Cidadãos mais nove.

Naquelas Autárquicas, a tendência foi pela continuidade. Apenas Amares, Braga, Caminha, Vieira do Minho e Vila Nova de Cerveira não mantiveram os partidos nas presidências.

Populares