Seguir o O MINHO

Ave

Lares em Fafe com mais de meia centena de infetados

Covid-19

em

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Pelo menos quatro estruturas residenciais para idosos no concelho de Fafe estão a braços com surtos de covid-19. Duas delas pertencem à Santa Casa da Misericórdia local.

Através das redes sociais, aquela instituição deu hoje conta de doze casos na ERPI Cónego Leite de Araújo – cinco utentes e sete funcionários. De acordo com a mesma fonte, todos se encontram “estáveis”.

Este lar, com 83 utentes e 120 colaboradores, já foram “devidamente testados”, aguardando-se novos resultados. A situação está a ser acompanhada pelo delegado de saúde e pela proteção civil municipal.

ERPI Cónego Leite de Araújo (Lar 1 da Santa Casa). Foto: Ivo Borges / O MINHO

Também outro lar da Misericórdia, o Lar D. Joaquina Leite Lage, em Cepães, mantém onze infeções ativas já desde o início desta semana. Hoje, a instituição atualizou as informações relativas a este lar, informando que não se registaram mais casos positivos.

“Os utentes infetados encontram-se estáveis, estando apenas uma das utentes a receber tratamento hospitalar por precaução”, escreveu a instituição nas redes sociais.

Lar D. Joaquina Leite Lage, Cepães. Foto: Ivo Borges / O MINHO

O caso que estará a gerar maior preocupação é o do Lar de Silvares São Martinho, que descobriu um surto com 29 infeções depois de um utente ter tido um episódio de urgência hospitalar onde houve a necessidade de ser testado à covid-19.

Em declarações ao jornal Notícias de Fafe, o diretor daquele centro, que pertence à paróquia, avançou que se tratam de 19 utentes e dez funcionários infetados com o coronavírus. Os restantes elementos, entre utentes e colaboradores, testaram negativo.

Lar de Silvares S. Martinho. Foto: Ivo Borges / O MINHO

Assegura ainda que todos estão assintomáticos e que o lar está a funcionar com normalidade, havendo, no entanto acompanhamento por parte da Segurança Social e do Município de Fafe, para a necessidade de intervenção das ‘brigadas’ do Ministério da Saúde.

O quarto lar com covid-19 é o do Grupo Cultural e Recreativo Martim de Freitas, onde a direção não avançou números mas confirmou que existe “uma percentagem reduzida” de casos.

Lar de Freitas. Foto: Ivo Borges / O MINHO

Em declarações ao jornal Notícias de Fafe, o tesoureiro Pedro Rodrigues garantiu que a situação “está controlada” e que a direção está a seguir todas as instruções da DGS.

Para além destes surtos localizados, há ainda existência de um surto na corporação de bombeiros de Fafe, com dez infetados. Também a Cruz Vermelha local registou dois casos positivos por entre os colaboradores.

O Município de Fafe é um dos 121 concelhos do país integrado na lista de risco do Governo, possuindo uma taxa de infeção por habitante acima dos 240 por cada 100 mil.

Recentemente, o presidente da Câmara, Raúl Cunha, decretou situação de emergência municipal no concelho, disponibilizando maior policiamento para cumprimento das regras impostas pelo Conselho de Ministros para mitigar avanço da covid-19.

Ave

Marcelo vence em Famalicão com 64%. Ana Gomes com 12,5% e Ventura com 9,8%

Eleições presidenciais 2021

Já está fechada a contagem dos votos no concelho de Famalicão, apontando uma vitória expressiva a Marcelo Rebelo de Sousa. Ana Gomes surge em segundo lugar, seguindo-se André Ventura. Vitorino Silva é quarto.

Fonte: MAI

No concelho de Famalicão, Marcelo Rebelo de Sousa conquistou o primeiro lugar colhendo 37.678 votos, Ana Gomes, em segundo, com 7.285 votos, seguida por André Ventura, com 5.711.

Vitorino Silva fica em quarto, com 2.225 votos, Marisa Matias em quinto, com 1.934, Tiago Mayan em sexto, com 1.920, e João Ferreira, por último, com 1.408.

Continuar a ler

Guimarães

Marcelo vence em Guimarães. Ana Gomes em segundo (e Tiago Mayan em quarto)

Eleições presidenciais 2021

Já está fechada a contagem dos votos em Guimarães, apontando uma vitória expressiva a Marcelo Rebelo de Sousa. Ana Gomes surge em segundo lugar, seguindo-se André Ventura. Tiago Mayan é quarto.

Resultados em Guimarães. Fonte: MAI

No concelho de Guimarães, Marcelo Rebelo de Sousa conquistou o primeiro lugar obtendo 45.360 votos, Ana Gomes o segundo lugar, com 9.144 votos, André Ventura foi terceiro, com 7.984 votos, Tiago Mayan quarto , com 3.023, Marisa Matias surge em quinto, com 2.640, João Ferreira em sexto, com 2.632 e Vitorino Silva, por último, com 2.620.

Continuar a ler

Ave

Motociclista ferido após acidente em Famalicão

Em Calendário

Foto: BV Famalicão / Facebook

Um motociclista, com cerca de 30 anos, sofreu ferimentos na sequência de uma colisão, esta manhã, no concelho de Famalicão, apurou O MINHO junto de fonte dos bombeiros.

A colisão, entre o motociclo e uma viatura ligeira, ocorreu em Calendário, na Estrada Nacional 14. Um bombeiro ‘à civil’ da corporação dos Bombeiros de Famalicão prestou primeira assistência, até chegada dos Bombeiros Famalicenses.

Apesar do aparato, o motociclista sofreu apenas ferimentos ligeiros, sendo transportado pelos Famalicenses para a unidade hospitalar local.

A PSP registou a ocorrência.

 

Continuar a ler

Populares