Seguir o O MINHO

Barcelos

Lar em Barcelos que teve surto com 13 infetados já está livre da covid-19

Casa do Povo de Alvito

em

Foto: DR / Arquivo

O lar da Casa do Povo de Alvito, em Barcelos, que teve um surto com 13 infetados, está finalmente livre da covid-19, anunciou hoje a instituição.

“O surto na nossa instituição foi devidamente ultrapassado, sem qualquer baixa e com total recuperação de todos aqueles que foram infetados”, refere em comunicado o presidente da Casa do Povo de Alvito, José Silva.

A instituição sublinha que, após os primeiros casos positivos, “adotou de imediato as medidas emanadas pela DGS” e, para além disso, “toda a equipa de recursos humanos já tinha sido capacitada através de ações de formação para a aplicação rigorosa do Plano de Contingência nestas situações”.

“Durante o surto foram também acompanhadas pela equipa multidisciplinar da instituição que mutuamente se foram apoiando a nível psicológico e emocional.

A equipa uniu-se ainda mais e juntos conseguimos ultrapassar este episódio bastante desafiante ao nível físico, psicológico, emocional e social”, salienta José Silva.

Surto em lar de Barcelos com nove utentes e quatro funcionários infetados

O presidente da instituição agradece “a todos os recursos humanos que de dia e de noite, dias úteis e fim de semana, estiveram de alma e coração a cuidar dos nossos idosos para que nada lhes faltasse”, bem como ao ACES Cávado III.

“Neste momento os nossos utentes estão bem, apresentando-se estáveis fisicamente. A nível psicológico e emocional tiveram sempre, e continuam a receber, o apoio da Psicóloga da Instituição, tal como da Animadora Sociocultural e da Fisioterapeuta que assim que se reuniram as condições necessárias retomaram o desempenho das suas funções”, acrescenta o comunicado.

Como O MINHO noticiou em primeira mão, houve um surto no lar da Casa do Povo de Alvito, em Barcelos, com nove utentes e quatro colaboradores infetados.

O surto no lar, que tem 29 utentes, teve origem num colaborador externo. Logo que foi detetado o caso a Casa do Povo de Alvito realizou testes rápidos a todos os colaboradores e utentes, que revelaram três positivos.

Depois, foram realizados novos testes, cujos resultados foram conhecidos na quarta-feira: nove utentes testaram positivo, bem como dois colaboradores internos e dois externos.

EM FOCO

Populares