Arquivo

Lar em Amares e Vila Verde distribui 7.900 euros aos funcionários pelo transtorno da covid

Covid-19
Lar em amares e vila verde distribui 7. 900 euros aos funcionários pelo transtorno da covid

O Centro Social Vale do Homem, com três unidades em Vila Verde e Amares, distribuiu um prémio de 7.900 euros pelos 55 colaboradores, face ao transtorno causado nos últimos dois meses pela pandemia de covid-19, foi hoje anunciado. O bónus foi entregue no salário do mês de abril.

Em declarações a O MINHO, o presidente da direção explica que os colaborardes abrangidos pela medida são os das equipas que passaram 24 horas por dia, durante 14 dias, confinados aos lares, de forma a proteger os utentes de possível contágio inserido a partir do exterior.

Com 93 utentes em modo permanente de residência no Centro Social, Casa da Alegria e Lar das Termas, não foi registado nenhum caso de infeção dentro do lar, com todos os testes PCR realizados nos lares a resultarem em negativo.

“Achamos que esta é uma forma justa de compensar os colaboradores pelo tempo que estiveram confinados nos nossos edifícios”, adianta Jorge Pereira, acrescentando que o prémio não foi divido de forma igual, privilegiando os que passaram mais tempo confinados nas instalações.

“Uns receberam mais e outros menos, conforme os dias em que estiveram dentro do edifício a dar apoio aos utentes”, sublinhou. Jorge Pereira não duvida de que este confinamento fez com que “até à semana passada, o CSVH continue com todos os utentes sem registo de infeção” do SARS-CoV-2.

Sabemos do risco que há em abrir os lares a visitas

Questionado sobre a nova diretriz da DGS que recomenda a abertura da visitação a estruturas residenciais, Jorge Pereira crê tratar-se de uma medida “arriscada” mas que “fazia falta tomar”.

“Percebo, até pela saúde mental dos utentes, mas sabemos do risco que há, pois o vírus é invisível e contagiante e a maioria dos infetados não revela sintomas”, contrapõe.

Para as visitas “normais”, o CSVH tem preparada uma sala onde o acesso é assegurado pelo exterior, para os visitantes, e pelo interior, para os utentes. “Não há cruzamento das visitas, há distanciamento social com painéis em acrílico, dispensadores de higienização, medição de temperatura e uso obrigatório de máscara”, reforça.

Portugal regista hoje 1.163 mortes relacionadas com a covid-19, mais 19 do que na segunda-feira, e 27.913 infetados, mais 234, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.

Em comparação com os dados de segunda-feira, em que se registavam 1.144 mortos, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 1,7%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (27.913), os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que há mais 234 casos do que na segunda-feira (27.679), representando uma subida de 0,8%.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Santa clara vai receber sc braga e vitória sc na cidade do futebol, em oeiras

Santa Clara vai receber SC Braga e Vitória SC na Cidade do Futebol, em Oeiras

Próximo Artigo
Investigadores portugueses modificam anfetamina para perda de peso sem efeitos secundários

Investigadores portugueses modificam anfetamina para perda de peso sem efeitos secundários

Artigos Relacionados