Lar de Vila Verde decreta uso de máscara obrigatório

O Centro Social Vale do Homem (CSVH) decidiu determinar, para profissionais, utentes e visitantes, o uso obrigatório de máscara.

Esta é uma “medida preventiva e temporária” após o “aumento exponencial das doenças respiratórias na região e no país”.

“Esta medida tem como objetivo a proteção de todos aqueles que passam pelo universo CSVH, tentando-se quebrar, de alguma forma, as cadeias de transmissão existente e minorar a possibilidade de infeção dentro das suas estruturas”, refere o CSVH, em comunicado.

Para Jorge Pereira, presidente do CSVH, esta medida foi determinada “com naturalidade” e “sem alarmismos”.

“Parece-nos uma medida fundamental para proteção dos profissionais de saúde e utentes, bem como familiares e visitas que funcionam como cuidadores e companhia e que sem saberem podem estar com alguma infeção respiratória ou outra doença associada”, diz, citado em comunicado.

Reitera, ainda “é dever de qualquer Instituição que cuida do outro ter uma atenção redobrada a possíveis problemas de saúde pública e, infelizmente, como é do conhecimento público, as infeções respiratórias estão a crescer substancialmente, principalmente nas pessoas mais velhas”.

Esta medida será levantada quando a direção do espaço considerar que é o “momento certo”.

“Esta medida já esteve implementada no CSVH na época da pandemia e a reposição da mesma na atualidade pode levar a que a população equacione também proteger-se e permite alertar a população visto que os vírus continuam a circular com força na região e país”, lembra a direção do centro social.

O CSVH tem respostas sociais nos concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras do
Bouro e Vila Verde, atuando na área social, saúde, saúde mental, educacional/formativo e cultural,
através das respostas e serviços de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Serviço de Apoio
Domiciliário (SAD), Equipa de Apoio Domiciliário de Saúde Mental (EAD-SM), Lar e Centro de Dia para
Pessoas com Alzheimer e outras Demências, Vale do Homem com Saúde (VHS), Centro de Estimulação
da Mente (CEM) e Centro de Reabilitação Motora (CRM).

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a incidência de gripe apresentou uma tendência crescente na semana de 18 a 24 de dezembro, tendo sido identificados 910 casos positivos, 837 dos quais do tipo A.

Desde o início de outubro “foram detetados 85 casos de coinfecção pelo vírus da gripe e SARS-CoV-2 [covid-19]”, segundo o último Boletim de Vigilância Epidemiológica.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x