12 utentes do Lar do Trabalhador, na Vila de Prado, foram evacuados durante a tarde deste sábado, após confirmada cadeia de contágio de covid-19 dentro daquelas instalações.
No local estiveram as corporações de bombeiros de Vizela, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Famalicenses e Riba d’Ave, numa ação coordenada pelo segundo-comandante de Vila Verde, Luís Morais, disse a O MINHO fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro.
Ao que apurou O MINHO, os utentes foram transportados para o Centro Comunitário da Cruz Vermelha de Prado, de forma a que se proceda à desinfestação das instalações.
Recorde-se que este lar viu todos os utentes e funcionários testarem positivo para o novo coronavírus, existindo relatos de dois mortos, com algumas fontes a afirmarem que terá sido devido ao vírus, mas outras a negarem.
Tem sido, aliás, tema de conversa em Vila Verde a “guerra” que se originou entre o vereador da Proteção Civil, Patrício Araújo, e a Santa Casa da Misericórdia (SCMVV) local.
A unidade de saúde terá oferecido as instalações da antiga Residencial Martins, um espaço adquirido recentemente pela SCMVV e que está visivelmente degradado no exterior, para acolher os utentes, medida que não agradou ao político por as mesmas não terem as condições adequadas para receber os idosos, alguns com várias patologias associadas.
Embora a Santa Casa, através do provedor Bento Morais, tenha alegado que a antiga unidade reunia todas as condições, as autoridades de saúde escolheram outra solução – o centro da Cruz Vermelha – onde terão assistência contínua dos trabalhadores daquele espaço. Na sequência da contenda, o provedor cortou relações institucionais com o referido vereador.
A operação terminou cerca das 20:00 horas deste sábado, tendo iniciado por volta das 16:00, disse a O MINHO fonte da Proteção Civil.