Foi a 01 de agosto de 1991 que a lancha de fiscalização Rio Minho teve a primeira viagem inaugural, para missões de patrulha em águas pouco profundas, nomeadamente no troço internacional do rio Minho, a jusante de Valença.
O NRP Rio Minho, é caracterizado pelo seu reduzido calado e ausência de hélices ou portas de leme. A sua propulsão e governo são assegurados por dois jatos de água omnidirecionais, conferindo “uma excelente capacidade de manobra e menores condicionalismos perante os constrangimentos morfológicos e geográficos do meio”, pode ler-se na página da Marinha Portuguesa.
A sua compartimentação garante a sobrevivência da lancha mesmo com dois compartimentos contíguos alagados.
Esta lancha de fiscalização foi concebida para a patrulha da fronteira fluvial norte de Portugal, principiada em 1864, e tem como missão fiscalizar e controlar as águas do Troço Internacional do Rio Minho, a jusante de Valença, e, ocasionalmente, a área costeira adjacente à sua foz, exercer presença naval, executar atos de representação e contribuir para o sistema de salvamento marítimo.
A estrutura foi totalmente construída em alumínio naval resistente à corrosão, que tem como enorme vantagem reduzir os custos de manutenção ao longo do ciclo de vida do navio.
Esta lancha de fiscalização rápida desempenha missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado nos espaços marítimos sob jurisdição nacional, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente na patrulha e fiscalização das águas sob jurisdição nacional.
O rio Minho é um rio internacional que nasce a uma altitude de 750 metros na serra de Meira (Espanha) e percorre cerca de 300 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico a sul da localidade da La Guardia (Espanha) e a norte de Caminha.
Nos últimos 75 quilómetros do seu percurso, entre Melgaço e a foz, o rio Minho serve de fronteira entre Espanha e Portugal.