Lançado primeiro concurso de azeites ‘online’ em Portugal

Como forma de apoiar os produtores olivícolas
Lançado primeiro concurso de azeites 'online' em portugal
Foto: DR / Arquivo

O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) anunciou hoje a realização do primeiro concurso de azeites ‘online’ em Portugal, na sequência da pandemia de covid-19, como forma de apoiar os produtores olivícolas.

“O CEPAAL viu-se obrigado a procurar uma alternativa ao cancelamento dos concursos [habituais], de forma a apoiar os produtores olivícolas e também para que a campanha de 2019/20, uma campanha história para Portugal, não passasse despercebida”, explicou a entidade em comunicado.

Neste sentido, o centro vai realizar o habitual Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, mas via ‘online’, “sendo este o primeiro concurso português nestes moldes”.

O concurso, marcado para o dia 04 de junho, decorrerá através de uma plataforma disponibilizada na Internet pela direção técnica do CEPAAL a cada um dos membros do júri, que fará as provas dos azeites “em suas casas ou local de trabalho”.

Com o cancelamento de várias feiras e concursos, devido à pandemia de covid-19, o centro considerou que os produtores vêm dificultada “a promoção dos seus produtos e o reconhecimento do seu trabalho”, numa altura em que a promoção é “crucial”, o que levou a “inovar” no concurso que organiza anualmente.

“Esta é uma iniciativa pioneira em Portugal para que não deixemos de premiar o que de melhor se faz na olivicultura portuguesa, valorizando e reconhecendo o trabalho de cada produtor”, referiu o CEPAAL.

O centro, cuja atividade está orientada para a promoção e valorização dos azeites nacionais, no geral, e alentejanos, em particular, é a entidade organizadora de dois concursos de azeite em Portugal com o objetivo de “potenciar o reconhecimento do trabalho dos olivicultores durante a campanha e a valorização e promoção dos seus produtos”.

Portugal contabiliza 1.277 mortos associados à covid-19 em 29.912 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

No Alentejo, de acordo com a DGS, há 250 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Escondeu-se três dias num carro em viana depois de matar ex-mulher em amarante

Escondeu-se três dias num carro em Viana depois de matar ex-mulher em Amarante

Próximo Artigo
Detido enquanto arrombava fábrica têxtil com um pé de cabra em famalicão

Detido enquanto arrombava fábrica têxtil com um pé de cabra em Famalicão

Artigos Relacionados