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Monção

Lançado Alvarinho de luxo (cada garrafa custa mais de 200 euros)

Quinta da região do Douro aposta nos Vinhos Verdes

Pedro Gonçalo Costa
06/06/2023 16:41
por Pedro Gonçalo Costa 3 Min a Ler
Foto: Divulgação
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A região de Monção e Melgaço acaba de lançar no mercado dois vinhos novos, “Vicious” e “Gran Vicious”, e cada garrafa pode custar 275 euros e 215 euros, respetivamente. A Quinta da Vacaria apenas produziu 1000 garrafas – 100 de “Gran Vicious” e as restantes de “Vicious”.

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Criado por Tiago Macena, em parceria com Carlos Codesso, da Dona Paterna Vinhos, o projeto “Vicious” faz parte do desafio que o consultor de vinhos, Cláudio Martins, da Martins Wine Advisor, lançou à Quinta da Vacaria para sair dos limites da sua denominação de origem, o Douro, e explorar novas denominações e criar vinhos “verdadeiramente cativantes e inovadores”.

“A marca ‘Vicious’ personifica o requinte, o luxo e a autenticidade, procurando honrar a nobre casta Alvarinho”, explica a Quinta da Vacaria em comunicado.

“Procuramos, degustamos e inspecionamos, até que descobrimos as vinhas e a adega perfeitas, e estabelecemos uma parceria frutuosa com a Dona Paterna Vinhos, Carlos Codesso. Este esforço conjunto resultou na criação de dois exemplares de Alvarinho excecionais, o ‘Vicious’ e o ‘Gran Vicious’, que visam realçar o que de melhor existe na casta e na nossa produção nacional”, adianta o consultor Cláudio Martins.

Para Tiago Macena, “estes vinhos são uma expressão autêntica do solo único de Monção e Melgaço, é uma celebração vibrante da casta Alvarinho, com o ‘Gran Vicious’, de produção limitada, a exaltar a grandiosidade da casta, demonstrando toda a sua complexidade e sofisticação. Estes vinhos são a nossa homenagem à casta Alvarinho e ao nosso compromisso para com a excelência”.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O nome e a ideia subjacente à marca “Vicious” nasceram da vontade de proporcionar uma “experiência vinícola envolvente”, explica a marca em comunicado enviado a O MINHO.

O termo “Vicious”, intrinsecamente associado a um conceito de desejo e paixão, sugere uma ligação intensa e gratificante com o vinho refletindo o que a Quinta da Vacaria pretende: “criar um conceito com o propósito de ultrapassar a simples degustação de um vinho, proporcionando uma experiência sensorial completa para os apreciadores de vinho”.

A imagem é da responsabilidade da Sparrow Creative Solutions que teve o desafio de criar uma identidade que expressasse a “paixão, exclusividade e requinte de uma região única no mundo”. Tendo a “sofisticação, nobreza, detalhe, autenticidade e grandiosidade como pilares gráficos”, a marca “Vicious”, apresenta um ‘branding’ de “luxo e pretende estabelecer-se como uma referência incontornável no universo dos vinhos”.

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por Pedro Gonçalo Costa
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