Lampreia do Cávado à mesa de 22 restaurantes em Esposende

De 19 de fevereiro a 16 de março
Lampreia do cávado à mesa de 22 restaurantes em esposende

O Município de Esposende promove, entre 19 de fevereiro e 06 de março, a iniciativa “Lampreia & Companhia”, com 22 restaurantes aderentes que vão apresentar como principal sugestão a degustação do sazonal ciclóstomo.

Em comunicado, a autarquia explica que esta ação entronca com a programação do evento gastronómico “Março com Sabores do Mar” – 23.ª edição – que, durante todo o mês, promove os pratos de peixe e mariscos da restauração esposendense, sem esquecer a doçaria e panificação produzidas no concelho, dando também destaque a outros produtos locais, associados ao projeto ESlocal.

“O regresso ao formato presencial dos eventos gastronómicos de Esposende fica marcado pela reunião do saber ancestral das gentes locais e a procura pelos apreciadores dos peixes e mariscos mais frescos. A lampreia assume o destaque nos cardápios. O estuário do rio Cávado é porta de entrada para a reprodução, mas também como o destino certo para as lampreias, cumprindo-se a missão de proporcionar opíparos banquetes aos apreciadores desta iguaria”, realça o comunicado.

Lampreia do cávado à mesa de 22 restaurantes em esposende
Foto: Divulgação / CM Esposende

Entre janeiro e abril, a gastronomia de Esposende evidencia a lampreia do estuário do rio Cávado, nas diversas formas de a confecionar e com “diferentes companhias” (arroz, batata…), traduzindo-se no arroz de lampreia, na lampreia à bordalesa ou na lampreia assada no forno.

Depois de dois anos fortemente condicionados pela pandemia provocada pela covid-19, a autarquia considera que “é chegado o tempo de restabelecer conexões e fortalecer laços”.

“2022 é apontado, ainda, como o ano para sair e criar novas ligações. Em ambos os casos, a gastronomia de qualidade que Esposende oferece enquadra-se nessa necessidade urgente de socialização”, salienta.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ecoponto incendiado em vila verde

Ecoponto incendiado em Vila Verde

Próximo Artigo
Laboratórios germano de sousa alvo de ataque informático

Laboratórios Germano de Sousa alvo de ataque informático

Artigos Relacionados