Seguir o O MINHO

Canoagem

K4 1000 com nova configuração para voltar às medalhas nos Europeus de canoagem

em

O K4 1000, durante anos a embarcação mais consistente na canoagem portuguesa em termos internacionais, vai testar uma nova configuração nos Europeus de canoagem, em Moscovo, confiando que assim pode voltar aos desejados lugares do pódio.

Fernando Pimenta vai continuar à frente e David Fernandes atrás, mas Emanuel Silva troca com João Ribeiro e passa a fazer a posição dois, deixando o terceiro lugar ao seu companheiro habitual no K2, na prova que decorre de sexta-feira a domingo na capital russa.

“O K2 1000 já está montado assim [Emanuel à frente e João atrás], pelo que será recuperar essas posições para o K4. Tínhamos falado isso no início da época, mas por um ou outro motivo não o fizemos. A conclusão é que vale a pena tentar, experimentar”, explicou o técnico José Sousa.

O K4 1000 foi campeão da Europa em 2011 e vice-campeão do Mundo em 2014, precisamente em Moscovo, mas desde os Europeus de 2015 de Racice, República Checa, que não voltou a pódios internacionais, nos quais era presença muito regular, também em Taças do Mundo.

“Vamos testar a nova configuração. Nos treinos, as coisas correram bem. Se aqui se confirmar, poderá ser essa a fórmula para o [Jogos Olímpicos] Rio2016”, acrescentou o treinador, que lidera a equipa de caiaques masculinos em parceria com Hélio Lucas.

Em Moscovo, José Sousa evita falar em medalhas – “os atletas também sentem a pressão por todas as vezes em que se fala nisso” – lembrando que “é noutro lugar onde gostaríamos de as ter, no Rio2016”.

“É para isso que trabalhamos. Para o melhor desempenho possível nos Jogos Olímpicos. Aqui, em Moscovo, todas as equipas se vão apresentar mais ou menos ao mesmo nível, não na forma excelente. E lembro que todos trabalham o desejam o mesmo?”, recordou.

José Sousa deseja que as várias tripulações “avancem, consistentemente, fase a fase, até à final, nas quais tudo possível”.

Portugal vai estar representado em Moscovo por apenas quatro canoístas, que se vão desdobrar em cinco provas, nomeadamente K1 1000 e 5000 por Fernando Pimenta, K2 500 e 1000 por Emanuel Silva e João Ribeiro e o K4 1000 que engloba estes três canoístas e ainda David Fernandes.

Hélder Silva (C1 200), Teresa Portela (K1 500) e Francisca Laia (K1 200) vão ao Rio2016, mas diferentes planos de preparação conjugados com alguns problemas físicos e de saúde fizeram-nos prescindir de estar em Moscovo.

 

Portugal procura quatro finais diretas nos Europeus de canoagem

Portugal inicia na sexta-feira os Europeus de canoagem com quatro tripulações em busca de um lugar direto nas finais da competição, que decorre até domingo na Rússia.

Fernando Pimenta, em K1 1000, Emanuel Silva e João Ribeiro, em K2 500 e 1000, e este trio, juntamente com David Fernandes, em K4 1000, procuram um desempenho que lhes permita o sucesso rápido e assim ‘saltar’ as meias-finais, poupando-se a desgaste suplementar.

Fernando Pimenta não tem adversários do mesmo nível na sua série, mas só o primeiro lugar dá acesso à regata das medalhas, pelo que qualquer distração o obrigará a prova extra.

Emanuel Silva e João Ribeiro terão na Bielorrússia e Espanha os principais opositores à vaga única nos 1000, mas nos 500, distância não olímpica e na qual já foram campeões do Mundo, são três os lugares diretos, neste caso com a forte concorrência da Hungria, Alemanha, Rússia, Roménia e Polónia.

No K4, há igualmente três vagas diretas à regata das medalhas, com o quarteto luso a ter como principais opositores a Hungria, Bielorrússia e Espanha.

Portugal vai estar representado em Moscovo por apenas estes quatro canoístas. Hélder Silva (C1 200), Teresa Portela (K1 500) e Francisca Laia (K1 200) também vão ao Rio2016, mas diferentes planos de preparação conjugados com alguns problemas físicos e de saúde fizeram-nos prescindir de estar em Moscovo.

Programa para sexta-feira (horas de Portugal):

Eliminatórias

07:42 K1 1000 Fernando Pimenta.

08:40 K2 1000 Emanuel Silva/João Ribeiro.

12:57 K4 1000 Fernando Pimenta/Emanuel Silva/João Ribeiro/David Fernandes.

13:32 K2 500 Emanuel Silva/João Ribeiro.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Desporto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares