A Câmara de Braga debate e vota, segunda-feira, em reunião do Executivo, uma proposta de atribuição do nome de Juvenal Silva Costa, antigo defesa central do SC Braga, ao Polidesportivo da Rua de Baixo, em Santa Tecla, na freguesia de São Vítor.
A iniciativa, que partiu do Grupo Desportivo e Recreativo de Santa Tecla e da Junta de Freguesia, visa homenagear a memória de Juvenal Silva Costa, atleta que nasceu a 24 de setembro de 1935, precisamente em Santa Tecla, “tendo jogado e dignificado a camisola do SCBraga” em 106 jogos entre 1956 e 1969.
De acordo com Evandro Lopes – um estudioso das coisas de Braga e do seu maior clube desportivo –” o Juvenal ganhou, com o Bino, o Zé Maria, o Armando I, e o Mário, tudo o de mais importante que o Braga conquistou no século 20″.
Participou em 1964 – acrescenta – “no famoso jogo entre o SC Braga e o Sporting da Covilhã, que os bracarenses venceram por 4-1, o que lhes permitiu a subida à I Divisão, como se vê na foto com os bracarenses a festejarem um dos 4 golos.
E sublinha: “Ele o Coimbra fizeram uma famosa dupla de Centrais e até o Eusébio, o «King» (ver foto) passava um mau bocado com ele!”.
Em fim de carreira foi jogar para o Canadá com os amigos Bino e Zé Maria (aqui em fotos numa festa de emigrantes e em pleno relvado).
O Juvenal começou por ser pintor de arte sacra e, quando deixou de jogar à bola, regressou à profissão.
“Penso que também era merecedor de homenagem o Armando I (filho do Chapeleiro) que também era de Santa Tecla e era o Capitão dessas equipas. Felizmente está vivo”, sublinha Evandro Lopes.
Polidesportivo requalificado
O Polidesportivo da Rua de Baixo, foi objeto no ano de 2021, de uma intervenção de requalificação, com um custo global de 35 mil euros, que incluiu a requalificação dos balneários, a pintura do piso desportivo e das bancadas, e a introdução de um novo sistema de aquecimento de águas e extração, contribuindo para a melhoria das condições do espaço e de bem-estar da comunidade, e impulsionando a utilização e os vários usos do equipamento.
O Município de Braga e o Grupo Desportivo celebraram, então, um Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, que passou pela cedência do espaço, para promoção e dinamização da prática desportiva, fomentando o aumento do número de praticantes desportivos, na vertente competitiva e na vertente informal.