Seguir o O MINHO

Desporto

Júlio Mendes acredita em decisão ponderada face à ‘greve’

em

Foto: DR/Arquivo

O presidente do Vitória SC, Júlio Mendes, mostrou-se esta quarta-feira convicto que o Conselho de Arbitragem vai tomar uma decisão ponderada, que credibilize o futebol, após os pedidos dos árbitros para serem dispensados de jogos das ligas profissionais.

Apenas três dos 76 árbitros disponíveis para os jogos da I da II Liga não pediram “dispensas por falta de condições psicológicas” dos jogos do fim de semana, e o dirigente vitoriano considerou que o órgão da Federação Portuguesa de Futebol vai tomar uma decisão “ponderada“, de acordo com aquilo que melhor “entende para o futebol português”, embora sem opinar sobre a posição da maioria dos juízes.

“Estou convencido que este Conselho de Arbitragem está absolutamente empenhado em melhorar a arbitragem, em credibilizá-la, em dar passos que favoreçam o futebol português”, disse, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, antes da viagem da comitiva minhota para a Áustria, para o jogo da Liga Europa, com o Salzburgo.

O responsável disse ainda estar preocupado com o que se tem se tem “assistido, no passado recente, no futebol português”, a seu ver uma “atividade muito importante para o país“.

Júlio Mendes acrescentou, a propósito da reunião do movimento apelidado ‘G15’, à qual faltou por “compromissos inadiáveis”, que, noutras alturas, o emblema vimaranense já foi crítico na discussão de outras matérias e está disponível para encontrar outro modelo para o futebol, apesar dos problemas para estabelecer consensos.

A dificuldade é conseguir que cada um dos representantes das sociedades desportivas concorde com o que é um modelo justo, um modelo equilibrado e transparente. Isto é um sistema democrático e não é preciso dizermos mais para perceberem que vamos estar sempre do lado da solução”, descreveu.

Sobre a deslocação à Áustria, para a Liga Europa, o dirigente salientou que a equipa portuguesa vai tentar vencer a “final” com o Salzburgo, “uma equipa muito talentosa”, para continuar a ter hipótese de seguir para os 16 avos de final.

O Vitória de Guimarães tem quatro pontos e ocupa o último lugar no Grupo I, em que o Salzburgo lidera (oito) e o Marselha ocupa o segundo lugar (seis).

Anúncio

Futebol

SC Braga: Espanhóis oferecem milhões por Palhinha

Mercado de transferências

em

Foto: Divulgação

O médio português João Palhinha, que está emprestado pelo Sporting ao SC Braga, poderá estar a caminho do Real Bétis, em Espanha, avançou, este sábado, a imprensa espanhola.

De acordo com o diário AS, o valor do negócio pode variar entre cinco e dez milhões de euros, com uma fatia desse dinheiro a ser entregue ao SC Braga.

O Braga não quer perder o atleta de 24 anos já em janeiro, como adiantou Sá Pinto, na sexta-feira, em conferência de antevisão da 13.ª jornada da Liga, frente ao Aves.

O mesmo jornal aponta Palhinha como a grande preferência da direção do clube de Andaluzia.

Continuar a ler

Futebol

Famalicão procura reforçar terceiro lugar, SC Braga ‘ataca’ quarto

13.ª jornada da I Liga

em

Foto: DR / Arquivo

O Famalicão vai procurar reforçar hoje o terceiro lugar na I Liga de futebol, na receção ao Tondela, 10.º classificado, em jogo da 13.ª jornada da prova.

A equipa minhota ocupa o terceiro lugar com 24 pontos, a sete do FC Porto, segundo, e com mais quatro do que o terceiro, o Sporting, e recebe um Tondela instalado a meio da tabela, com 15.

Um pouco mais abaixo, o Sporting Clube (SC) de Braga vai tentar somar a terceira vitória consecutiva para o campeonato e, deste modo, chegar ao quarto lugar da prova, ocupado pelo Sporting, que no domingo recebe o Moreirense.

A equipa ‘arsenalista’ ocupa presentemente o quinto lugar com 18 pontos, menos dois do que os ‘leões’, e desloca-se a casa do Desportivo das Aves, último classificado com apenas três pontos e que na jornada passada estreou Nuno Manta Santos no comando técnico, na derrota (3-2) em casa do Moreirense.

No outro encontro agendado para hoje, o Marítimo, que na jornada passada estreou o treinador José Gomes – derrota por 4-0 na Luz com o Benfica -, recebe o Santa Clara, numa partida em que os ‘verde rubros’ precisam de somar pontos para fugir aos lugares de baixo da tabela, ocupando neste momento o 16.º lugar com 11, frente a uma formação açoriana que conta mais dois pontos e é 13.º.

A ronda arrancou na sexta-feira com a goleada do campeão Benfica no terreno do Boavista, por 4-1, com golos de Carlos Vinicius, que ‘bisou’ e ultrapassou o companheiro de equipa Pizzi na lista de melhores marcadores do campeonato (10), Franco Cervi e Gabriel, enquanto Stojiljkovic assinou o tento ‘axadrezado’.

Os ‘encarnados’ somaram a 10.ª vitória na edição 2019/20 da I Liga – e Bruno Lage a 15.ª vitória em 15 jogos como visitante no campeonato, desde janeiro – e seguraram a liderança, com 36 pontos, mais cinco do que o FC Porto, que visita o Belenenses SAD, no domingo.

Resultados e programa da 13.ª jornada:

– Sexta-feira, 06 dez:

Boavista – Benfica, 1-4.

– Sábado, 07 dez:

Marítimo – Santa Clara, 15:00

Famalicão – Tondela, 18:00

Desportivo das Aves – Sporting de Braga, 20:30

– Domingo, 08 dez:

Vitória de Guimarães – Portimonense, 15:00

Paços de Ferreira – Vitória de Setúbal, 15:00

Sporting – Moreirense, 17:30

Belenenses – FC Porto, 20:00

– Segunda-feira, 09 dez:

Rio Ave – Gil Vicente, 20:15

Continuar a ler

Futebol

Benfica segura liderança da I Liga com goleada no terreno do Boavista

À 13.ª jornada

em

Foto: Twitter

O Benfica venceu hoje no terreno do Boavista, por 4-1, em jogo da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto, segundo classificado.

No Estádio do Bessa, no Porto, Carlos Vinicius deu vantagem aos ‘encarnados’, aos 34 minutos, o sérvio Stojiljkovic empatou para os ‘axadrezados’, aos 44, o argentino Franco Cervi voltou a adiantar os campeões nacionais, aos 52, a passe do avançado brasileiro, que chegaria aos 10 golos na competição, aos 62. O médio Gabriel fixou a goleada, aos 90+2.

Com este triunfo, o 10.º seguido, o Benfica segurou o primeiro lugar, com 36 pontos, mais cinco do que o FC Porto, que visita o Belenenses, no domingo, enquanto o Boavista permanece no quinto posto, com os mesmos 18 pontos do Sporting de Braga, que visita o Desportivo das Aves, no sábado.

Continuar a ler

Populares