Seguir o O MINHO

Braga

Jovens europeus e ibero-americanos discutem em Braga políticas da juventude

em

Cerca de 100 jovens europeus e de países ibero-americanos estão a discutir, em Braga, no Euro-Ibero-American Youth Forum, políticas da juventude com o objetivo de mostrar que “apesar dos diferentes contextos” os “desafios” que enfrentam têm “afinidades”.

À margem da cerimónia oficial de abertura daquele evento, promovido na cidade bracarense ao abrigo da Braga 2016 – Capital Ibero-Americana da Juventude, pelo PEJ (Parlamento Europeu dos Jovens – Portugal), o presidente da autarquia de Braga, Ricardo Rio, explicou que o fórum pretende ainda dar um “contributo” para “políticas da juventude à escala global”.

Os jovens, entre os 18 e os 24 anos, estudantes do ensino superior, vão discutir temas como as migrações, emprego, acesso ao mercado de trabalho, sustentabilidade, dignidade da habitação, entre outros.

“Apesar dos diferentes contextos dos diversos países e dos dois continentes há diversas afinidades nos desafios em que a juventude se encontra e essa é uma mensagem que a Braga 2016 – Capital Ibero-Americana da Juventude quer passar”, explicou o autarca.

Segundo Ricardo Rio, o fórum, que decorre até ao dia 28, dá uma “oportunidade para jovens de todos os países partilharem experiências e expressar opiniões” e pretende apresentar uma “síntese de contributos de políticas da juventude à escala global para depois submeter à reunião de ministros da Juventude no final do ano”.

Opiniões aquelas sobre temáticas como “acesso ao emprego, participação enquanto cidadãos na vida pública, necessidade das sociedades dar valor à voz dos jovens e permitir o envolvimento deles na sociedade”, havendo, realçou o autarca uma “partilha de experiências”.

Os cerca de 130 jovens, disse, estarão envolvidos em “discussões temáticas”.

“Serão apresentadas propostas, elaborados documentos sínteses, que serão votados em plenário e que esperamos poder apresentar em outras iniciativas, como a conferência o Novo Futuro em outubro”, apontou.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares