A Câmara de Famalicão vai criar um programa de consultas de psicologia a preços acessíveis direcionado para os jovens entre os 10 e os 18 anos, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia refere que as consultas do ‘BE OK’, assim se chama o projeto promovido parceria com a LIPAC – Liga de Profilaxia e Apoio Comunitário, arrancam já na próxima segunda-feira, na sala 5 da renovada Estação Rodoviária de Famalicão.
“A adolescência é uma fase de muitas mudanças e alterações. Para muitos, pode ser uma fase desafiante e complicada de gerir, com situações que merecem a nossa preocupação e o devido acompanhamento para que não tragam consequências maiores na vida destes jovens e futuros adultos”, refere a propósito o presidente da autarquia Mário Passos, citado no comunicado.
A vereadora da Saúde do município, Sofia Fernandes, recorda o estudo feito recentemente pela autarquia com o apoio da Associação Aventura Social sobre o comportamento e saúde dos adolescentes famalicenses. “Os jovens precisam de ser ouvidos para que possam ultrapassar os problemas que os afetam e é isso que estamos a fazer com mais este projeto”, salienta.
As consultas destinam-se aos adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos que residem em Famalicão e estudam nas escolas públicas do concelho. Devem também ser beneficiários da ação social escolar e estar identificados pelos serviços de psicologia do respetivo agrupamento de escolas, responsáveis pela marcação das consultas.
O serviço de acompanhamento psicológico funciona de segunda a quinta entre as 09:00 e as 13:00.
O valor por consulta depende do apoio de ação social escolar do aluno: gratuita para os alunos com Escalão A e de cinco euros para os alunos com Escalão B.