Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Região

Jovens de Braga apresentam projetos de ciência e investigação no Porto

Ciências do Ambiente, Biologia, Engenharias e Ciências Sociais são as áreas que reúnem o maior número de participações

em

Foto: DR

A Fundação da Juventude reúne na 13ª Mostra Nacional de Ciência, que se realiza hoje e amanhã, na Alfândega do Porto, os melhores 97 projetos, os quais envolvem 247 jovens cientistas, de 43 instituições de ensino. Quatro dos projectos serão apresentados por jovens de Braga.

Ciências do Ambiente, Biologia, Engenharias e Ciências Sociais são as áreas que reúnem o maior número de participações numa iniciativa aberta ao público em geral e com acesso livre e gratuito.

De âmbito nacional, o Concurso de Jovens Cientistas, que vai já na sua 27 edição, pretende “promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas, incentivar o empreendedorismo qualificado e favorecer o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico”, segundo nota enviada às redações.

Para Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude “o desenvolvimento e a inovação científica devem começar nas escolas e é nosso dever apoiar os nossos jovens”.

Bioeconomia, Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, Matemática e Química são as categorias dos 97 melhores projetos que este ano foram submetidas ao concurso e que vão estar em destaque na 13ª Mostra Nacional de Ciência

A Mostra Nacional de Ciência é considerada uma das maiores a nível Europeu. Os 247 jovens coordenados por 67 professores participantes concorrem a um valor global de 50 mil euros em prémios, distribuídos entre prémios monetários (dez mil euros) e participações internacionais (40 mil euros).

Populares