Jovens chefs desafiados a reinventar pratos tradicionais

2.ª edição do Minho Young Chef Awards
Foto: Divulgação

Jovens “chefs” do Minho vão ser desafiados a criar uma versão inovadora de um prato tradicional da região, num concurso que decorrerá em 02 e 03 de maio, em Famalicão, foi hoje anunciado.

Trata-se da 2.ª edição do Minho Young Chef Awards, que reunirá, na escola de hotelaria AESAcademy, 12 jovens estudantes das escolas minhotas de gastronomia.

Foto: Divulgação

“Cada participante irá preparar uma versão inovadora de um prato regional tradicional da região, utilizando variedades endógenas do mar, do rio ou da terra”, refere a organização, em comunicado.

Como novidades da edição deste ano, a organização destaca os prémios também para os segundo e terceiro lugar e uma formação em vinhos para os alunos, em parceria com a Adega Cooperativa de Ponte Ba barca.

“Esta iniciativa é uma oportunidade para networking entre os alunos e as escolas da região que participam na mesma, bem como uma oportunidade de aprenderem sobre a cultura gastronómica do Minho e os seus produtos endógenos”, referiu Rafael Oliveira, um dos responsáveis do evento.

Citado no comunicado, Rafael Oliveira acrescentou que o objetivo é “inspirar futuros embaixadores” da gastronomia e da cultura minhotas.

A competição conta com a avaliação de chefs e especialistas regionais e nacionais, sendo António Loureiro, estrela Michelin, o presidente do júri.

Foto: Divulgação

Os candidatos devem escolher um prato e explicar a sua origem e a sua ligação do prato ao território local.

Devem também ser acompanhados por um colega dos cursos de restaurante/bar para a defesa da harmonização de vinho verde da região, escolhida para acompanhar o prato.

A iniciativa está aberta a alunos de artes culinárias das escolas do Minho e que tenham concluído a sua formação até 2018.

Para participar, os chefs devem ter entre 16 e 26 anos e frequentar ou ter frequentado uma escola oficial de gastronomia no Minho.

O primeiro classificado irá representar o Minho no concurso internacional European Young Chef Awards, que terá lugar na Ilha de Rodes na Grécia, entre 22 e 24 de outubro.

O Minho Young Chef Awards é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, pelo Instituto Internacional da Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo e pela Plataforma das Regiões Gastronómicas.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x