Uma jovem de Arcos de Valdevez venceu o concurso de fotografia “A Mulher Arcuense”, promovido pela câmara, com uma fotografia da sua tia-avó de 99 anos.
Marta Alves foi a grande vencedora com uma fotografia que tirou à “Tia Custódia dos Rebuçados”. “Esta senhora de 99 anos é a minha tia-avó e eu decidi fotografá-la para a homenagear no concurso de fotografia ‘A Mulher Arcuense’”, refere a fotógrafa.
Numa publicação no Facebook, a jovem diz que a “Tia Custódia dos Rebuçados” merece “todo o reconhecimento pela resistência e força que encarou a vida”.
“Ela é uma das pioneiras na confeção dos famosos rebuçados dos Arcos e testemunho-vos que me deu imenso trazer vê-la a olhar e a tocar neles com muito amor e carinho”, conta.
A entrega de prémios do concurso, promovido no âmbito do Projeto Vez de Igualdade, foi realizada no domingo. Marta Alves venceu o 1.º prémio, no valor de 150 euros.
Eduardo Antunes foi 2.º com a fotografia “Tu definida pela indefinição” e recebeu 100 euros. O júri do concurso entregou ainda uma menção honrosa a Romano de Sousa pela fotografia “Mulher determinada”.
“Consciente da importância da Igualdade de Género na sociedade atual, e das orientações
das entidades sobre esta matéria, o Município de Arcos de Valdevez pretende dar
continuidade a um conjunto atividades de promoção da Igualdade e não discriminação,
dando cumprimento ao Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2021-2024”, afirma o município em comunicado.