Seguir o O MINHO

Barcelos

Jovem ferido em acidente de mota em Barcelos

em

Acidente de mota

Um jovem, de 20 anos, ficou ontem ferido após despiste de mota no concelho de Barcelos. O acidente aconteceu na freguesia de Cristelo.

Segundo apurou o O MINHO, o despiste aconteceu perto do café “Novo”, numa curva, na via conhecida por rua da Aldeia.

O “motard” perdeu o controlo da mota embateu num muro e foi projetado por o lado oposto.

O Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, juntamente com a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Barcelos, socorreram a vítima.

“Tem ferimentos no pé”, disse fonte envolvida no socorrro. O jovem foi transportado para o Hospital de Barcelos com ferimentos considerados “ligeiros”.

A GNR de Barcelos tomou conta da ocorrência.

Anúncio

Barcelos

IPCA: A formar há um quarto de século

25.º aniversário a 19 de dezembro

em

Foto: Divulgação

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) celebra no dia 19 de dezembro o seu 25.º aniversário. Esta data fica marcada com uma semana de atividades organizada pelas Escolas (docentes, estudantes e funcionários) e Unidades da Instituição, anunciou a instituição.

Festividades

As festividades do Dia do IPCA iniciam-se no sábado, dia 16, com a “Corrida dos 25 Anos IPCA – III Légua | Gestos que fazem a diferença”, um evento de cariz solidário sendo que as receitas revertem a favor do Fundo de Emergência do IPCA.

No dia 16 de dezembro, começa no pólo de Famalicão a Design Sprint Week, conversas sobre os processos do design com oradores de várias empresas: YouOn; Prozis, Farfeth e Rio Ave Futebol Clube.

No campus, durante a tarde, decorre o workshop de Scratch que pretende “fomentar o gosto pelo desenvolvimento de videojogos nos jovens do ensino secundário”, refere a nota de imprensa.

Há, também, a inauguração da exposição de fotografia dos 22 anos da Escola de Gestão daquela instituição.

O dia 17 fica marcado pela realização do II Sarau Cultural dinamizado pelos alunos do IPCA assistidos por mais de 130 seniores de várias associações de Barcelos.

“Uma iniciativa de cariz cultural e artístico que pretende promover a ligação da comunidade estudantil do IPCA com a comunidade sénior da região”, refere a mesma nota.

Ainda no campus, acontece a Oficina do Brinquedo com “objetivo de realizar a adaptação de brinquedos eletrónicos às necessidades de crianças com dificuldades motoras, apoiadas pela Associação de Pais e Amigos das Crianças (APAC)”.

No pólode Guimarães, decorrem as “Conversas com vida na ETESP: Conto-te como foi…o resto tu decides” com a presença de antigos alunos.

A 18 de dezembro o IPCA recebe o Mercado Solidário de Natal e serão inauguradas as exposição da Escola de Design (Design Gráfico, Design Industrial e Ilustração). O Polo de Famalicão recebe o TESP MoonSet, um evento que promete muita animação com DJ e atuação da Tuna Académica do IPCA.

No dia 19 as celebrações têm início com a sessão solene, com uma surpresa a todos os presentes na abertura oficial, seguidas das intervenções do presidente do Conselho Geral do IPCA, da presidente do IPCA, do presidente da Câmara de Barcelos, do presidente do CCISP, do presidente da Associação Académica e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Após as intervenções e entrega de prémios aos estudantes como forma de incentivar e estimular o bom desempenho académico, com o contributo do Banco Santander Universidades e um conjunto de empresas e entidades da região, tem lugar uma homenagem institucional ao professor João Carvalho com a apresentação do livro “Em Memória de João Carvalho: Estudos sobre Política, Finanças e Contabilidade Pública”.

Segue-se um almoço solidário com toda a comunidade académica que contribuiu com a doação de bens alimentares a favor da loja social e de instituições sociais de Barcelos.

As comemorações do Dia do IPCA terminam com a Gala dos 25 anos, com a presença de dirigentes, docentes, funcionários e convidados externos.

Continuar a ler

Barcelos

Mulher em estado grave após despiste em Barcelos

Na EN 103

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Uma mulher sofreu ferimentos graves na sequência de um despiste, seguido de capotamento, ao final da tarde deste sábado, em Rio Côvo (Santa Eugénia), Barcelos, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

O sinistro ocorreu na Estrada Nacional (EN) 103, mobilizando meios dos Bombeiros de Barcelinhos e do INEM.

Um outro passageiro da mesma viatura, que acabou capotada em plena via, sofreu ferimentos ligeiros e conseguiu sair pelos próprios meios. Já a vítima do sexo feminino chegou a perder a consciência durante o processo de desencarceramento.

As vítimas foram transportadas para diferentes unidades hospitalares.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Barcelos

Alunos de Barcelos vendem produtos de Natal para ir a Faro de avião

Este será o primeiro voo de muitos dos alunos

em

Foto: DR
Este sábado, terá lugar na Escola Básica de Areias de Vilar, a Feirinha de Natal, organizada pelos alunos e membros da comunidade. O evento espera mobilizar toda a freguesia incluindo pequenos negócios com a intenção vender produtos de Natal.
“Todos os fundos angariados destinam-se a financiar a viagem de avião, até Faro, dos alunos da Escola Básica Areias de Vilar”, mencionou a representante do projeto em comunicado enviado a O MINHO.
A viagem foi acordada com os encarregados de educação devido ao elevado custo da viagem.
A iniciativa destina-se a toda a comunidade educativa do local e conta com o espirito natalicio de todos para garantir o seu sucesso.
Nesta feirinha podem-se encontrar elementos de decoração, comida e até mesmo um sorteio de um fim de semana de descanso no Hotel Monte Prado em Melgaço.

Continuar a ler

Populares