Braga
Jovem ferida no Gerês, GIPS deixa alerta: “Não se deixem deslumbrar pela beleza das cascatas”
Jovem de 21 anos partiu uma perna
em

Uma mulher partiu hoje uma perna, depois de ter escorregado e caído, numa cascata em Portela do Homem, no Gerês.
A vítima é uma jovem de Famalicão, de 21 anos, segundo informação avançada pela rádio famalicense Cidade Hoje.
Após o incidente, o Grupo de Intervenção de Pronto Socorro (GIPS) da Guarda-Nacional Republicana (GNR) deixou um aviso, através da sua página na rede social Facebook, lembrando “os acidentes nestas cascatas [que] têm sido frequentes e têm feito vítimas muito graves e mortais”.
A mulher, que estava acompanhada pelo namorado, foi assistida no local pelos Bombeiros Voluntários de Terras do Bouro e transportada para o Hospital de Braga.
Leia Também
Jovens detidos por tráfico de droga em Famalicão
Retomadas as buscas por septuagenário desaparecido em Braga
Dois feridos em incidente no Porto com armas de fogo
Entram por janela do 1.º andar e assaltam duas moradias de luxo em Famalicão
Dois acidentes provocam três feridos na A28, sentido Viana-Porto
Incêndio destrói parte de churrasqueira em Ponte de Lima
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

A Igreja da Senhora-a-Branca, na cidade Braga, acolhe, este domingo, às 17:30, um concerto de Natal, inserido nas programações da Junta de São Victor, anunciou este sábado a autarquia bracarense.
O concerto contará com a participação do coro Vozes de Braga, que completa um ano de vida, mas já com vários concertos no currículo.
Nasceu da ideia de um grupo de jovens músicos estudantes da Universidade do Minho, este coro, e propõe-se à interpretação de reportório musical português e de obras que constituem canons da música erudita ocidental.
“Um dos grandes objetivos deste projeto é dar a ouvir a todos os bracarenses reportório coral de boa qualidade com todo o respeito que merece, homenageando as grandes personalidades da música”, refere a nota enviada à imprensa.
“O grupo assume-se orgulhosamente como bracarense dado que é uma cidade que propicia a partilha cultural e que merece todo o empenho que este se propõe humildemente a dispor”, acrescenta o documento.
A entrada é gratuita.
Braga
Braga quer “poupar na fatura” e substitui 4.500 luminárias por tecnologia LED
Energia
em
Por
Luís Moreira
A EDP Distribuição, em parceria com a Câmara de Braga, está a substituir as lâmpadas convencionais por novas luminárias de tecnologia LED em várias freguesias. Só nos últimos dois anos, – diz a autarquia – foram substituídas mais de 4.500 luminárias de vapor de sódio, com a EDP Distribuição a investir 540 mil euros.
“Temos trabalhado com a EDP para que, em cada ano, sejam concretizados investimentos em benefício da população e coordenados com a política energética e de urbanismo do Município”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara, durante uma visita aos locais onde decorrem a instalação das novas luminárias.
Nesta visita, que contou com a presença de José Miguel Santos, diretor da Rede e Concessões Norte da EDP, e de Miguel Braz Pinto, subdiretor da área de Rede e Clientes, Ricardo Rio destacou a “grande colaboração” existente entre o Município e a EDP, resultante do compromisso que a empresa assumiu ao abrigo do contrato de concessão com o município.
“As novas luminárias permitem uma maior eficiência energética e a consequente redução da fatura da iluminação pública. Essa poupança de recursos irá possibilitar a concretização de novos investimentos ou a atribuição de novos benefícios através das políticas sociais”, concluiu Ricardo Rio.
Esta transição energética em curso permite implementar soluções inovadoras na iluminação pública, com o objetivo não só de uma maior economia, mas também, eficiência e menor impacto ambiental.
540 mil euros
Com a implementação do plano de eficiência energética durante 2018 e 2019, a EDP Distribuição investiu 540 mil euros, sendo as áreas contempladas previamente seleccionadas, abrangendo mais de 4.500 antigas luminárias de vapor de sódio, que são substituídas pelas recentes – mais económicas e menos poluentes – de tecnologia LED.
Este plano permite não só reduzir o consumo da factura energética municipal, como diminuir as emissões dos gases de efeito de estufa, um dado absolutamente prioritário para as duas entidades parceiras neste protocolo.
Braga
Nove escolas de Braga distinguidas com selo “amiga da criança”
No Colégio João Paulo II
em

Nove escolas de Braga viram formalmente os seus projetos distinguidos ao receberem, este sábado, o selo da 2.ª edição da Escola Amiga da Criança. A cerimónia decorreu no Colégio João Paulo II, em Braga, esta manhã.
A Escola Amiga da Criança é uma iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e do Psicólogo Eduardo Sá, que tem como distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, para um desenvolvimento mais feliz da criança no ambiente escolar.
Escolas de Braga com selo Escola Amiga da Criança:
Escola EB 2/3 Celeirós
Escola EB 1 Parretas – n.º 33 de Braga
Escola EB 2/3 Dr. Francisco Sanches
Escola EB 2/3 Tadim
Colégio João Paulo II
Colégio Teresiano
Escola EBI/S Cons. Música Cal. Gulbenkian
Escola EB 2/3 Nogueira
Escola EB 2/3 Lamaçães
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Braga: Igreja da Senhora-a-Branca com concerto de Natal
- Braga quer “poupar na fatura” e substitui 4.500 luminárias por tecnologia LED
- Jovens detidos por tráfico de droga em Famalicão
- Nove escolas de Braga distinguidas com selo “amiga da criança”
- Esperada “muita chuva e neve” no Minho na segunda-feira, alerta IPMA
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- RegiãoHá 2 dias
Pafil muda-se de Barcelos para Famalicão e quer contratar 30 trabalhadores
- BragaHá 1 dia
Família procura homem desaparecido em Braga
- GuimarãesHá 2 dias
Desfibrilhador na central de camionagem salva a vida a passageiro em Guimarães
- Alto MinhoHá 2 dias
Bombeiros resgatam égua ‘selvagem’ presa em armadilha em Monção