Um jovem de 25 anos, natural de Vila Verde, estará detido na Ucrânia depois de ter entrado naquele país com “artefactos ilegais”.
O jovem, ex-militar, já tinha sido detido há dois meses, mas foi libertado com ajuda do Estado português, encontrando-se agora em parte incerta, mas ao que tudo indica terá sido novamente detido pelas forças de Zelensky.
Segundo a edição deste domingo do Correio da Manhã, o jovem, cujas iniciais do nome são F. P., terá viajado para o leste europeu a partir do Luxemburgo, onde vive a sua família mais direta, entrando ilegalmente em território ucraniano.
O jovem, que foi aluno da Academia Militar e membro de uma equipa de operações especiais do exército português, chegou a estar em missão na República Centro-Africana, mas rescindiu contrato com o Estado português.
Depois de ter sido detido a 02 de agosto na Ucrânia, alegadamente por lá ter entrado ilegalmente e com “artefactos proibidos”, foi deixado por militares na fronteira com a Polónia, isto após uma intervenção do consulado português.
No entanto, continuará desaparecido desde essa altura, tendo enviado recentemente um vídeo para a família a dizer que está detido pelos ucranianos e que se encontra com sérios problemas de saúde. Nesse vídeo, alegadamente, o jovem é visto dentro de um tanque de guerra.