Seguir o O MINHO

Desporto

Do Cabedelo para o Ceará: Pedro Afonso é o “rider” mais novo do Mundial de kitesurf no Brasil

Em ano de estreia no circuito mundial, Pedro Afonso está a cumprir os objetivos que estabeleceu.

em

Pedro Afonso. Foto: Cedida a O MINHO

Pedro Afonso, de apenas 16 anos, é o participante mais jovem presente na penúltima etapa do Campeonato do Mundo de kitesurf, na modalidade de Strapless Freestyle, que começou esta quarta-feira na praia de Prea, no município de Cruz, estado do Ceará, no Brasil.

Natural de Viana do Castelo, treina no centro de treino “Viana Beach Center”, na Praia do Cabelo, em Darque, onde reside.

No seu primeiro ano no circuito mundial, Pedro Afonso chega ao Brasil no 23.º lugar do ranking, com 4716 pontos, num conjunto de 73 atletas, em que o italiano Airton Cozzolino Lopes, nascido na Ilha do Sal, em Cabo Verde, é líder, com 8400.

Rancho do Peixe, Prea – Brasil. Foto: Divulgação

O objetivo do atleta português para esta época “passa por adaptar-se a este nível de competição e meter-se na primeira metade do ranking mundial”.

Pedro Afonso é atleta federado desde os oito anos de idade, pelo Clube de Vela de Viana do Castelo, e desde essa então está ligado à competição. Iniciou-se no Optimist, passou pelo Laser, na vela, e agora compete em kitesurf na modalidade de Ondas e Strapless Freestyle.

As provas da etapa brasileira do Campeonato do Mundo estão a ser transmitidas, em direto, no canal de YouTube da federação internacional Global Kitesports Association.

Populares