Renato Macedo, um jovem de 27 anos natural de Aveleda, em Braga, e que esteve ano e meio em coma depois de ter sofrido um acidente de viação, continua a precisar de ajuda para prosseguir com as terapias de reabilitação, depois de ter acordado com 95% de incapacidade.
As terapias servem para voltar a andar e a falar e têm resultado em grandes progressos, como mostra a família na página de Facebook “Vamos ajudar o Renato”, lançada em 2020 criando uma onda de solidariedade que levou inclusive à partilha da página pelo presidente da Câmara de Braga.
Na descrição daquele grupo pode ler-se que Renato é “totalmente dependente de todas as atividades da vida diária”, “alimentado e hidratado por Gastrostomia Endoscópica Percutânea” e apenas circula em cadeira de rodas, “desde que seja ajudado por alguém”. Para se comunicar, Renato escreve através de um telemóvel.
Após o acidente esteve dois anos em unidades de cuidados continuados. Atualmente, depende da mãe para tudo (comer, beber, tomar banho, vestir, mudar fraldas, dar medicação, transferir).
“Quero muito voltar a andar e a falar”, diz Renato, através da página.
O objetivo dessa mesma página passa por angariar fundos para que Renato possa pagar o centro de reabilitação.
Para isso, apela ao contributo de um euro para “voltar a ser uma pessoa independente”.
Para além desse contributo monetário, há ainda necessidade de oferta de fraldas, cremes, resguardos ou de suplementos alimentares nutritivos e de proteínas.
Para ajudar o Renato através dos seguintes ‘canais’:
IBAN: PT50 0193 0000 1050 4564 8155 0
MB WAY: 963534689 913532394
Contato da mãe: 963 534 689