Jovem de Braga, a trabalhar no Luxemburgo, é o melhor condutor de elétricos da Europa

Tiago Ferreira contou a experiência numa entrevista à revista SÁBADO
Foto: DR

O maquinista bracarense Tiago Ferreira, de 23 anos, foi o vencedor do TRAM-EM European Tramdriver Championship (Campeonato da Europa de Condutores de Elétrico), concurso que reuniu 25 equipas de 21 países, no início do mês de Maio, na Bélgica.

Foto: Divulgação

Em entrevista à revista SÁBADO, o condutor, que trabalha no Luxemburgo mostrou a sua satisfação. “Senti-me muito grato, foi uma forma de mostrar o meu valor como condutor. Ganhei um troféu e guardei-o no quarto”, diz.

Foto: DR

Foram seis provas de condução, com três elétricos diferentes, em Bruxelas, cidade que este ano comemora os 150 anos deste popular meio de transporte no centro da Europa.

Foto: Divulgação

“A primeira prova foi com um elétrico com mais de 100 anos: tive de parar o mais próximo de um cone. Em seguida, saí a correr para o segundo elétrico, a pedais. Em simultâneo, um colega colocou um manequim próximo da linha, não pude tocá-lo. Depois fui para o terceiro elétrico, mais recente, o Flexity Outlook T3000 e fiz três provas numa só: avancei e parei de forma que a terceira porta ficasse em frente a um ponto de referência; em seguida, lancei o elétrico a 35km/h com o velocímetro tapado e parei o mais próximo possível de uma barreira com o travão de emergência. Por último, avancei para uma bola gigante para tentar deitar abaixo os pinos”, conta o motorista da Luxtram, há um ano e meio, na entrevista, disponível online no site daquela revista.

Foto: DR

Tiago Ferreira, que foi para o Luxemburgo em 2011, revela ainda, entre outras coisas, sentir saudades de Braga e de Portugal.

“Aquele passeio à beira-mar… se calhar viveria com um pouco menos, mas daria para aproveitar a vida. Nada como o nosso País. No Luxemburgo, a minha vida é muito à base de casa-trabalho-casa”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados