Arquivo

Jovem de 19 anos detido por acesso ilegítimo e sabotagem informática

Crime
Jovem de 19 anos detido por acesso ilegítimo e sabotagem informática
Foto: DR

A Polícia Judiciária deteve hoje um jovem de 19 anos e constituiu arguido outro, de 23 anos, pela “prática reiterada” de acesso ilegítimo, falsidade, dano e sabotagem informática e realizou buscas domiciliárias em quatro locais.

Em comunicado, a PJ adianta que os ataques informáticos em escala, conhecidos por “Defacing” e “DDoS”, eram dirigidos a entidades públicas e privadas e foram-se agravando nos últimos dois meses, tendo origem “num grupo criminoso de cidadãos portugueses”.

“Além de comprometerem a integridade e a disponibilidade dos dados e da informação das entidades visadas, estes crimes informáticos afetam a paz social e a segurança no domínio do ciberespaço”, refere a Polícia Judiciária.

Após as participações de várias entidades e perante a reincidência dos dois suspeitos foram realizadas buscas domiciliárias para que fosse apreendido o material informático utilizado nos crimes.

O jovem detido já tinha antecedentes por crimes de idêntica natureza.

A PJ apela a que as entidades públicas e privadas cumpram as diretrizes e regras técnicas de segurança constantes da RCM 41/2018 de 28 de março.

A operação esteve a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), em inquérito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Psd aceita declaração de calamidade mas espera não haver problemas de constitucionalidade

PSD aceita declaração de calamidade mas espera não haver problemas de constitucionalidade

Próximo Artigo
Parlamento debate amanhã proposta de lei para baixar iva das máscaras e gel

Parlamento debate amanhã proposta de lei para baixar IVA das máscaras e gel

Artigos Relacionados