Kiara Barroso, de 15 anos, com raízes em Cabeceiras de Basto, é campeã nacional de taekwondo na categoria menos de 44kg – juniores. A jovem foi recebida, terça-feira, nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara , Francisco Alves, que reconheceu publicamente o talento, bem como o trabalho que a atleta tem vindo a desenvolver desde tenra idade e que a levou já aos campeonatos da Europa e do Mundo, onde, em 2022, obteve o 3.º e o 9.º lugar, respetivamente.
A jovem com raízes em Cabeceiras de Basto vive atualmente em Paris, França, onde pratica afincadamente a modalidade, cinco vezes por semana, tendo desde já como metas o Campeonato da Europa da modalidade que vai decorrer, em agosto, na Estónia, e também o Campeonato Europeu Sub-21 que acontecerá no último mês do ano, na Roménia.
O sonho são os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028 para os quais contará o ranking final desta jovem atleta.
No ranking geral das mulheres portuguesas da modalidade, Kiara Barroso ocupa, atualmente, a 3.ª posição.
O passado mês de abril foi um mês de consagração para Kiara Barroso que, para além de subir ao pódio em Amarante, onde se sagrou Campeã Nacional, conquistou o título de Campeã da França de Taekwondo na sua categoria.
Kiara é aluna de mérito e bolseira em França e tem como treinador o seu pai Pedro Barroso, natural de Cambezes, Riodouro, Cabeceiras de Basto. Foi o progenitor que a incentivou a praticar taekwondo e a família e amigos não podiam estar mais satisfeitos com o desempenho da jovem atleta.
Ontem, na receção nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara felicitou Kiara Barroso, desejando-lhe os maiores sucessos para os Campeonatos que irá disputar este ano na Estónia e na Roménia.
“A jovem atleta é uma inspiração para outros jovens. Os Cabeceirenses continuam a dar provas do seu talento e desempenho, não só no meio musical, como também no mundo do desporto e Kiara Barroso é mais um excelente exemplo disso mesmo”, salienta a Câmara em comunicado.
“Ao atingir pódios nacionais e internacionais Kiara leva o nome de Cabeceiras de Basto além-fronteiras, o que é motivo de orgulho para a autarquia e para os Cabeceirenses”, conclui a autarquia.