A jovem arquiteta Marta Maçães Viana, de Esposende, viu um projeto onde foi líder de equipa receber uma menção honrosa no concurso internacional “Wildlife Pavilions”
Segundo o portal do prémio, o Wildlife Pavilions propõe premiar uma mudança de paradigma, quando a arquitetura coexiste com harmonia com a paisagem e com a natureza.
O objetivo desta competição é pensar fora da caixa e imaginar estruturas habitadas mas desenhadas ao mesmo tempo para coexistirem com a fauna e a flora ao seu redor. Sao micro-arquiteturas onde o humano conhece a vida selvagem como um convidado, como um visitante ou como um mero observador.
A jovem de 25 anos apurou-se para a final da competição, conseguindo uma menção honrosa – em conjunto com José Cerdeira e Luís Caleiro – com o “Progetto ‘ARE’: Attraverare, Osservare, Potenziare”.
Em nota enviada à imprensa, é referido que Marta Viana formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto entre 2016-2022, e concluiu a sua dissertação de mestrado com uma classificação de 19 valores.