Jota Silva e a estreia pela seleção em Guimarães: “Este estádio é especial. É a minha casa”

-Declarações à ‘flash interview’ da RTP após o jogo particular Portugal-Suécia (5-2), de preparação para o Euro2024 de futebol, disputado hoje em Guimarães:

Jota Silva (jogador de Portugal): “É um sentimento único [a estreia pela seleção ‘AA’]. É um dia muito especial para mim e para quem me acompanha há muito tempo. Era um sonho, que se tornou realidade. Há que continuar assim para que fique cá muito tempo.

A receção dos meus colegas tem sido fantástica. Eles têm-me integrado muito bem. Vim aqui para ajudar e para ser mais um neste caminho importante que Portugal vai ter no Europeu. Espero ter mais minutos e vou trabalhar para tal. A decisão caberá ao ‘mister’.

[sonho de estar na convocatória para o Euro2024] Claro que sim. Isso nem é a pergunta.

[estreia na casa do Vitória SC, seu clube] Este estádio é especial. É a minha casa e é onde faço muitos jogos. Agradeço ao público por todo este apoio. Foi especial”.

 “Foi uma sensação muito especial, um sonho tornado realidade [cumprir a primeira internacionalização por Portugal]. Ser aqui, no D. Afonso Henriques, tornou as coisas muito mais especiais. Estou muito feliz, também pela vitória da equipa, um bom passo para preparar o Europeu.

Vou certamente rever o lance [aos 87 minutos]. Não posso falhar estas bolas. Era o culminar de uma grande estreia, mas o guarda-redes está lá para isso. Eu estou lá para marcar. Ele levou a melhor agora, na próxima vou ser eu a levar a melhor.

Não é fácil chegar cá por este caminho [de quem iniciou a carreira sénior nas competições distritais]. É fruto de muito trabalho, de abdicar de muitas coisas. É aqui que quero estar. Por isso, vou trabalhar para que o selecionador me mantenha aqui.

Tinha aqui muitas pessoas especiais, os meus pais e a minha irmã, o meu cunhado e a minha namorada [a propósito de ter ouvido o seu nome cantado nas bancadas]. Tinha aí amigos que vieram ver a minha estreia, era um dia especial para mim, mas também para quem acompanhou a minha estreia e acreditou em mim.”

 Nélson Semedo (jogador de Portugal): “Foi um grande jogo. Conseguimos marcar cinco golos a uma boa equipa. Obviamente, temos algumas coisas para melhorar e para afinar, porque sofremos dois golos. Há que tentar ter melhor domínio de bola, pois o jogo foi um pouco mais de transições do que de domínio, especialmente depois de termos ido para o intervalo a ganhar por 3-0. Teremos de ter mais posse de bola e controlar melhor o jogo.

Estou confiante. As coisas têm corrido bem no Wolverhampton e isso contribui para esta chamada à seleção. Este é o último estágio antes da lista final. Temos dois meses até ao final da época e darei o litro para ter um lugar. Temos um vasto número de jogadores de grande qualidade. Portugal estará bem servido, seja quais forem as escolhas do ‘mister’”.

– Matheus Nunes (jogador de Portugal e autor de um golo): “Foi um jogo bem conseguido da nossa parte. Podíamos ter feito melhor, pois sofremos dois golos e não podíamos ter sofrido. Se queremos chegar fortes ao Europeu, há que tentar manter a baliza a zero em todos os jogos. É sempre mais fácil ganhar quando não se sofre golos. É isso que vamos tentar melhorar no próximo duelo. Não só marcar muitos golos, mas não sofrer nenhum.

[lance do golo] Quando temos muitos jogadores de qualidade e abre-se espaço assim… Nós tínhamos uma equipa muito móvel hoje e eles estavam a fazer marcação homem a homem, mas, por vezes, perdiam-se nas nossas movimentações e foi o que aconteceu.

A seleção nacional tem muitos jogadores de qualidade e eu continuarei a trabalhar como sempre fiz até aqui. Se eu for chamado [para a fase final], vou corresponder de certeza”.

– Viktor Gyökeres (jogador da Suécia e autor de um golo): “Não [acho que tenha sido um jogo mais difícil do que esperava]. Temos um novo selecionador e uma nova maneira de jogar, quer no ataque, quer na defesa. Só treinámos algumas vezes e este foi o primeiro jogo. Não é de estranhar que as coisas não tenham saído na perfeição no primeiro jogo. Jogámos contra uma seleção muito boa, que nos feriu assim que gerou oportunidades.

Temos grandes atletas. Jogámos contra uma boa equipa, que dificultou imenso a nossa tarefa e que teve muita posse de bola. Talvez não tenha tido tantas oportunidades como costumo ter no Sporting, mas ainda é só o primeiro jogo e veremos como será ao jogar juntos [com o novo selecionador] durante algum tempo. Faremos algo de bom no futuro.

Portugal tem muito boas hipóteses [no Euro2024] e jogadores muito bons. Vai ser difícil, porque há outras seleções que são muito boas, mas tem grandes hipóteses de vencer”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x