José Ramalho à conquista de medalhas em Ponte de Lima

Europeus de maratonas
José ramalho à conquista de medalhas em ponte de lima
Foto: FP Canoagem

O experiente canoísta José Ramalho assumiu hoje “responsabilidade acrescida” para conquistar medalhas nos Europeus de maratonas, esperando subir ao pódio mais do que uma vez, incluindo para o oitavo título na distância longa de K1.

“Para ficar mesmo satisfeito seriam três vitórias, mas, como é óbvio, temos que perceber que existem imensos atletas com grande capacidade e por isso vai ser uma luta bastante elevada em todas as provas”, disse, em declarações à Lusa.

Quinta-feira, José Ramalho vai participar na ‘short race’, de apenas 3,4 quilómetros, no sábado faz a distância longa de K1, nomeadamente 29,8 quilómetros que repetirá no domingo, em K2, agora na companhia de Fernando Pimenta, com quem faz a dupla atual campeã da Europa e do Mundo.

“Faz parte da competição, um dia rivais e no seguinte fazermos equipa. Somos ambos muito ambiciosos e competitivos, pelo que a seleção e Portugal só têm a ganhar com isso”, vincou.

Aos 42 anos, José Ramalho é um exemplo de longevidade e uma referência internacional nesta vertente da canoagem, fruto dos sete títulos europeus na distância longa de K1, em 2011, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2021, além de três de prata, em 2009, 2013 e 2024, apesar de lhe faltar o cetro mundial, competição na qual tem vários pódios.

“Há uma responsabilidade crescida pelo facto destes Europeus serem em Portugal. Como é óbvio, lutar pelas medalhas é sempre o objetivo principal”, frisou, com a confiança de quem fez uma “boa preparação”.

José Ramalho é um bom conhecedor do traçado de Ponte de Lima, no qual voltou recentemente a sagrar-se campeão nacional.

“É um circuito muito bom, pelo menos para mim. O facto da portagem ser na areia e não ser em plataforma, como agora é hábito, é como eu gosto, mais prático. Sabermos exatamente como é o percurso, pelo que conhecimento que temos do mesmo, também é uma vantagem para os portugueses”, assume.

Portugal apresenta-se nos europeus de Ponte de Lima com um total de 42 canoístas, que integram o grupo de cerca de 250 competidores em representação de 26 países.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Há uma doença que faz as pessoas fingirem estar doentes para ter atenção médica

Há uma doença que faz as pessoas fingirem estar doentes para ter atenção médica

Próximo Artigo
"competir em casa é sempre especial, pelo carinho que recebo de todos os limianos"

"Competir em casa é sempre especial, pelo carinho que recebo de todos os limianos"

Artigos Relacionados