José Pacheco Pereira dá palestra em Vila Verde

Conferência decorre na sexta-feira
Foto: DR / Arquivo

A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, vai receber José Pacheco Pereira, na sexta-feira, às 21:30.

Irá proferir uma conferência subordinada ao tema “Do 28 de maio ao 25 de abril: movimentos de resistência ao Estado Novo”.

Pacheco Pereira é investigador da História Contemporânea nacional, político, antigo deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, professor universitário, embaixador na UNESCO, opositor ao regime de Salazar e Marcelo Caetano, tendo vivido na clandestinidade, jornalista, cronista do jornal Público e da revista Sábado e um dos mais prestigiados comentadores políticos pontificando atualmente no programa “O Princípio da Incerteza”, na CNN Portugal.

“Tem uma vida marcada pela intervenção cívica, pelo pensamento independente e pelo serviço a Portugal de que é ilustrativo exemplo o arquivo ‘Ephemera’, constituído a partir da sua biblioteca pessoal e que contempla cerca de 200 mil exemplares, sendo a maior biblioteca particular portuguesa e, pelo número de consultas que suscita, o arquivo privado mais público do nosso país”, nota a Escola Profissional Amar Terra Verde, em comunicado.

Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Verde e pela Escola Profissional Amar Terra Verde, o projeto “Aqui há Cultura” tem levado a Vila Verde uma “programação cultural de elevada qualidade contemplando conferências, debates, exposições, apresentações de livros e concertos, numa dinâmica que tem suscitado larga adesão por parte de um público que começa a tornar-se fiel”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Barco polaco obrigado a vistoria após dificuldades no porto de Viana do Castelo

Próximo Artigo

Liberais viajaram até Caminha para apelar ao voto antecipado

Artigos Relacionados
x