O coordenador superior de investigação criminal José Monteiro já assumiu a direção da Polícia Judiciária (PJ) de Braga, após uma fase em que a liderança do departamento foi garantida pelo inspetor-chefe, em coordenação, Rogério Magalhães.
José Monteiro, de 56 anos, natural de Santo Tirso, até agora o diretor da PJ da Guarda, assumiu um dos maiores departamentos de investigação criminal da Judiciária, o de Braga, cuja área abrange os distritos de Braga e de Viana do Castelo.
Licenciado em Direito e com várias outras formações superiores, José Monteiro iniciou a sua carreira na PJ, na Diretoria do Norte, sediada no Porto, a dirigir a Secção Regional de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (SRITE).
Depois dirigiu ainda, na Diretoria do Norte da PJ, a Secção Regional de Combate ao Terrorismo e Banditismo (SRCTB), dedicando-se sempre em especial a casos de investigação criminal da criminalidade violenta e altamente organizada.
Os últimos anos da carreira profissional de José Monteiro foram na direção da PJ da Guarda, onde teve grandes processos relacionados com todo o tipo de criminalidade, numa zona muito dispersa, caraterizada por diversas formas de crime.
Com o Curso de Licenciatura em Direito, na Variante de Ciências Jurídicas, pela Universidade Portucalense, desde 1991, José Joaquim da Cunha Monteiro é detentor do Curso de Mestrado em Criminologia, no Ramo da Justiça Penal, desde o ano 2023.
Possuidor do Curso de Mestrado em Direito, ramo Ciências Jurídico-Administrativas (que não conferente do grau de mestre), desde 2009, José Monteiro tem a frequência completa do 4.º curso de Pós-Graduação em Direito Penal Económico Europeu, através do Instituto de Direito Penal Económico e Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no ano 2001.