O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assumiu a presidência da Assembleia Geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), que reuniu esta semana em Viana do Castelo. Nesta sessão, foi também criado um Conselho Consultivo de Fronteiras para “ajudar a colocar na agenda política de Portugal e Espanha as potencialidades” daqueles territórios.
O autarca José Maria Costa, que até agora liderava a RIET, assumiu a presidência da Assembleia Geral, passando o responsável máximo da Confederação de Empresários do Centro, José Couto, a assumir a presidência da RIET.
Entre as propostas aprovadas, as mesmas desde 2012, constam a mobilidade territorial, rodoviária e ferroviária, harmonização de procedimentos fiscais, o fim do ‘roaming’ telefónico transfronteiriço, de voz e dados, a criação de uma plataforma única de correios, e a coordenação entre a GNR e a Guardia Civil espanhola, assim como a coordenação dos serviços de emergência e para o ambiente.
A RIET integra as entidades transfronteiriças de Portugal e Espanha, que perfazem 1.234 quilómetros entre a foz do Minho e o Guadiana.