Seguir o O MINHO

Braga

José Manuel Fernandes é o novo líder da delegação do PSD no Parlamento Europeu

Sucede a Paulo Rangel

em

José Manuel Fernandes. Foto: Divulgação / Arquivo

O eurodeputado José Manuel Fernandes lidera a partir desta quarta-feira a delegação do PSD ao Parlamento Europeu (PE), até ao final da legislatura, sucedendo a Paulo Rangel, que propôs o seu nome, anunciaram os sociais-democratas.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a delegação do PSD indica que, “no quadro da habitual rotação de cargos a meio do mandato do Parlamento Europeu, que acaba de levar à eleição da nova presidente Roberta Metsola, o deputado europeu Paulo Rangel propôs o nome de José Manuel Fernandes para ser o novo chefe da delegação” dos sociais-democratas à assembleia europeia, tendo a delegação formalizado por unanimidade a nomeação na terça-feira.

José Manuel Fernandes, 54 anos, que assume as novas funções já a partir desta quarta-feira, é coordenador do grupo PPE na comissão dos Orçamentos e presidente da delegação para as relações UE-Brasil, recordando o PSD que o eurodeputado representou o Parlamento Europeu em importantes negociações nos últimos anos, designadamente do orçamento plurianual da UE para 2021-2027 e dos novos recursos próprios da União.

Paulo Rangel, 53 anos, que perdeu em novembro passado a eleição para a liderança do PSD para Rui Rio, continua a ser vice-presidente do grupo do Partido Popular Europeu (PPE) no Parlamento, bem como do próprio PPE.

A delegação do PSD ao Parlamento Europeu – a segunda maior portuguesa, após a do PS – é composta pelos eurodeputados Paulo Rangel, Lídia Pereira, José Manuel Fernandes, Maria da Graça Carvalho, Álvaro Amaro e Cláudia Monteiro de Aguiar.

Todos os cargos eleitos do Parlamento Europeu são renovados no final da primeira metade do mandato, quando passam dois anos e meio das eleições para o Parlamento Europeu, e, nesse contexto, a maltesa Roberta Metsola, do PPE, foi eleita na terça-feira nova presidente da assembleia, sucedendo ao socialista italiano David Sassoli, que morreu na semana passada.

Populares