José Manuel Fernandes é o eurodeputado português mais influente (e 7.º no global)

Ranking elaborado pela VoteWatch
José manuel fernandes é o eurodeputado português mais influente (e 7. º no global)

O social-democrata José Manuel Fernandes (JMF) é o eurodeputado mais influente entre europarlamentares portugueses e o sétimo mais influente entre os 705 que se sentam no hemiciclo do Parlamento Europeu (PE). O ranking relativo a 2020, elaborado pela VoteWatch e que mede a influência dos deputados europeus dos 27 Estados-Membros da UE, hoje dado a conhecer em Bruxelas, apresenta “os deputados europeus mais bem posicionados para influenciar a formulação das políticas europeias nos próximos anos”.

O político de Vila Verde é o mais influente dos 21 eurodeputados portugueses – Pedro Silva Pereira, do PS, aparece depois no 33.º lugar e Paulo Rangel, do PSD, é o 44.º – e o 7.º no universo dos 705 deputados que compõem o Parlamento, liderado pelo presidente David Maria Sassoli.

O parlamentar social-democrata e, consequentemente, Portugal ganham uma influência substancial em comparação com o mandato anterior. JMF sobe da 44.ª posição, em 2019 – sendo já, então, o eleito português mais influente no PE -; para o 7.º lugar, em 2020. Fernandes destaca-se pelo seu papel de liderança em vários dossiês relacionados com os recursos próprios da União e o Fundo de Solidariedade, que conferiu assistência a Portugal, Espanha, Itália e Áustria, em virtude dos danos causados por calamidades naturais.

Neste relatório, o termo “influência” indica “em que medida um deputado europeu molda a política da UE, sem considerar a direção (ideológica) em que essa política é moldada”.

Capacidade de mudar leis

A análise estatística do Índice de Influência elaborada pela VoteWatch corresponde ao período de um ano e abrange até agosto de 2020. Para medir os mais influentes, a VoteWatch analisou a influência política, ou seja, a capacidade de mudar a legislação, ganhar votos e moldar debates; e a influência social, medida pela habilidade de alcançar pessoas, moldar a conversa pública e construir uma comunidade de apoio nas redes sociais.

Para a elaboração destes Índices, a Votewatch tem em conta diversos aspetos da atividade de cada eurodeputado, nomeadamente as posições de liderança formais e informais assumidas, a sua participação em Comissões, o comportamento eleitoral e o trabalho legislativo realmente efetuado, entre outros.

Coordenador dos Orçamentos

JMF é o coordenador de Orçamentos em representação do PPE e é o presidente da Delegação para as Relações com a República Federativa do Brasil. O social democrata foi relator de vários dossiês da Comissão dos Orçamentos, nomeadamente o dossiê sobre a Mobilização para o Ajustamento à Globalização Europeia. Atualmente, lidera o dossiê de Mobilização do Fundo de Solidariedade da União Europeia, trabalhando ainda no programa de apoio à reforma 2021–2027.

Além da sua vasta experiência em questões orçamentais, é vice-presidente do intergrupo Mudança Climática, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável e é membro da Conferência dos Presidentes das Delegações, da Comissão dos Orçamentos, da Comissão do Controlo Orçamental, da Delegação para as relações com o Mercosul e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana. É ainda membro suplente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais, da Delegação para as Relações com os Países do Magrebe e a União do Magrebe Árabe, incluindo as Comissões Parlamentares Mistas UE-Marrocos, UE-Tunísia e UE-Argélia, e da Delegação à Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Colisão provoca seis feridos, um deles grave, em fafe. Condutor abandonou local

Colisão provoca seis feridos, um deles grave, em Fafe. Condutor abandonou local

Próximo Artigo
Fábio abreu troca moreirense pelos sauditas do al-batin

Fábio Abreu troca Moreirense pelos sauditas do Al-Batin

Artigos Relacionados