José Luís Presa, de Caminha, reeleito presidente da Associação de Escolas Profissionais

Ensino profissional
José luís presa, de caminha, reeleito presidente da associação de escolas profissionais

José Luís Presa, presidente da escola profissional ETAP de Caminha, voltou a tomar posse na passada sexta-feira como presidente da direção da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), cargo que já desempenhava antes de novas eleições realizadas no passado mês de março.

A tomada de posse dos órgãos sociais decorreu no Instituto de Educação Técnica, em Lisboa, contando apenas, por razões sanitárias, com a presença dos empossados e do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Para o lugar de primeiro vice-presidente mantém-se Amadeu Dinis, da Escola Profissional CIOR, sediada em Famalicão.

José Luis Presa agradeceu a presença do Ministro da Educação, apelidando-a como “um sinal de consideração pelas escolas e pela ANESPO”.

José luís presa, de caminha, reeleito presidente da associação de escolas profissionais
Foto: Divulgação / ANESPO 

Realçou o reforço de verbas e implementação de sistemas de garantia de qualidade, “aspetos da governação de grande significado para as escolas profissionais”. Destacou ainda a “introdução das medidas relacionadas com a autonomia e flexibilidade que, embora fazendo parte do ADN das Escolas Profissionais, contribuíram para aprofundar as reflexões sobre as problemáticas e para melhorar os projetos educativos das escolas”.

Referiu-se à necessidade de resolução dos problemas resultantes da crise pandémica que implicam dar particular atenção à necessidade de transmissão de saberes e aquisição de competências que não foi possível proporcionar no tempo próprio.

Na mesma linha, José Luís Presa, considerou importante a retoma das aulas presenciais, mas apelou a que não se perdesse de vista os avanços conseguidos com a utilização de recursos digitais.

José luís presa, de caminha, reeleito presidente da associação de escolas profissionais
Foto: Divulgação / ANESPO 

Lembrou a necessidade de melhorar as instalações e os equipamentos das escolas, dando tradução às prioridades definidas no Programa de Recuperação e Resiliência.

Por último manifestou a disponibilidade da ANESPO para continuar a colaborar com o Ministério da Educação em tudo o que tivesse a ver com as políticas de educação quer dirigidas a jovens quer a adultos.

Já Tiago Brandão Rodrigues sublinhou as raízes minhotas de ambos e o “excelente relacionamento que tem existido”, mostrando apreço pelo trabalho desenvolvido pela ANESPO.

O Ministro da Educação disse que em muitos momentos, nos contactos com os Colegas de governo e com outras individualidades, tem sublinhado o “magnífico desempenho das escolas profissionais” e agradeceu o espírito sempre construtivo da ANESPO e a sua colaboração no desenho das políticas de educação e formação e na adoção de muitas medidas com impacto na governação.

José luís presa, de caminha, reeleito presidente da associação de escolas profissionais
Foto: Divulgação / ANESPO

Pôs em destaque, também, o papel das escolas profissionais ao longo dos 32 anos que levam de experiência e sua dedicação na preparação dos jovens para o mundo do trabalho e para o prosseguimento de estudos. Em face da obtenção dos bons resultados alcançados no país nos últimos anos, em matéria de combate ao insucesso e à redução do abandono escolar, referiu que estava convencido de que muitos desses avanços se devem ao trabalho desenvolvido pelas escolas profissionais.

O Ministro da Educação terminou a intervenção sublinhando o papel “muito ativo da ANESPO e do seu presidente na preparação de vários documentos estruturantes”, como o PRR.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresas de distribuição defendem venda dos autotestes nos super e hipermercados

Empresas de distribuição defendem venda dos autotestes nos super e hipermercados

Próximo Artigo
Jorge braz diz que seleção lusa vai jogar sem facilitar frente à noruega

Jorge Braz diz que seleção lusa vai jogar sem facilitar frente à Noruega

Artigos Relacionados