Seguir o O MINHO

Barcelos

José Luís Peixoto e Luís Osório na Feira do Livro de Barcelos

Evento regressa de 02 a 11 de julho

em

Foto: DR

A 38.ª edição da Feira do Livro de Barcelos realiza-se entre os dias 02 e 11 de julho, na Avenida da Liberdade e no Largo da Porta Nova, e conta com a presença de autores como José Luís Peixoto, Luís Osório, entre outros, foi hoje anunciado.

Depois de não se ter realizado no ano passado, devido à pandemia, a Feira do Livro de Barcelos regressa com uma programação de dez dias com apresentações e lançamentos de livros, bem como para momentos musicais, exposições e homenagens.

A Feira do Livro abre no dia 02 de julho com a intervenção do escritor António Mota, um dos maiores escritores portugueses para crianças e jovens, com o tema “A atualidade da leitura: experiências e desafios”. No mesmo dia, às 21h00, é lançado o livro “A Quimera dos Ausentes”, de Luís Carvalhido, fotógrafo vianense residente em Barcelos, sobre uma cidade confinada.

Os destaques desta edição são José Luís Peixoto, um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea, que vem lançar o seu último romance “Almoço de Domingo”, uma espécie de biografia, uma leitura de Portugal e das várias gerações portuguesas entre 1931 e 2021. E também Luís Osório que vem apresentar ‘Ficheiros Secretos – Histórias nunca contadas da política e da sociedade portuguesas’, onde o escritor e antigo jornalista procura traçar um retrato intemporal do país e dos seus protagonistas.

Outros destaques são as homenagens a António Torrado, recentemente falecido, patrono da Biblioteca do Centro Escolar de Arcozelo, com uma sessão intitulada “Memórias do Antoninho”, a cargo do escritor e ator José Fanha, e à poetisa barcelense, Bernardete Costa, falecida em 2019, pelo Clube de Leitura da Universidade Sénior de Barcelos.

No decorrer da Feira, serão apresentados e lançados livros como “100 anos de Solidão”, de Pedro Faria e “Lembrar Tilleul”, de Catarina Miranda; “Raimundo Canta Barcelos” – Vol.III, de Joana Luísa Matos; “Leituras e Aventuras na Filosofia para Crianças”, projeto Barcelos a Ler; “Flor”, da AMAR 21; “Veronese”, de António Ramalho de Almeida; “A Poesia de Sebastião Alba”, de António Carvalho; “Uma Mão Cheia”, de Pedro Seromenho; e “Mãe, deixa-te de dramas!, de Susana Pinto.

Programa da Feira do Livro de Barcelos

No final das apresentações, os momentos musicais serão protagonizados pelo Grupo Raízes, por Paulo Teixeira, pela Associação Talentitanto, Bárbara Carvalho e João Dias Trio (João Dias, Tiago Pinho e Hugo Carvalho).

A Feira do Livro contempla ainda um vasto programa para o público infantil e juvenil com diversas atividades diárias: jogos didáticos, desenhos para colorir e cantinho da leitura.

A exposição “Uníssono”, de Paulo Gonçalves, patente ao público na Biblioteca Municipal, completa a variedade de propostas da 38ª Feira do Livro de Barcelos, que conta com a participação no total de 80 stands entre editoras, livreiros, distribuidores e alfarrabistas, ocupando a Avenida da Liberdade e o Largo da Porta Nova, com entrada livre, e aberta ao público entre as 17:00 e as 23:00

Populares