O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, apontou a conquista da Câmara de Braga como um “objetivo político” do partido para as eleições autárquicas de 12 de outubro.
Hoje, na apresentação da candidatura de Alexandra Leitão à autarquia da capital, José Luís Carneiro afirmou: “Queremos ganhar Lisboa. É um objetivo político, tal como o Porto, Coimbra e Braga. Queremos manter o PS como grande partido autárquico. Queremos que a qualidade de vida se mantenha e sentir que essas políticas que beneficiam as pessoas são seguidas”.
O atual presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, não se recandidata devido à limitação de mandatos. A lista da coligação Juntos por Braga (PSD, CDS e PPM) é encabeçada pelo vereador João Rodrigues.
O candidato do PS é o antigo secretário de Estado das Comunidades António Braga.
Já foram anunciadas, também, outras seis candidaturas: João Batista (CDU), Rui Rocha (Iniciativa Liberal), Filipe Aguiar (Chega), Ricardo Silva (independente), Francisco Pimentel (ADN) e António Lima (BE).
Atualmente, o executivo de Braga é composto por seis eleitos da coligação liderada pelo PSD, quatro do PS e um da CDU.
A coligação Juntos por Braga tem maioria absoluta na Assembleia Municipal.
Com uma área de 183,40 quilómetros quadrados, o concelho de Braga tem cerca de 201.500 habitantes e à volta de 167.700 eleitores.