José Dias, de Barcelos, sagrou-se campeão nacional de Maratona BTT

O ciclista José Dias (Buff-Megamo Team), natural de Barcelos, sagrou-se, no domingo, campeão nacional de Maratona BTT, numa prova que decorreu em Castro de Aire. Carlos Cruz, de Viana do Castelo, foi 3.º classificado.

Na prova de elite do Campeonato Nacional de Maratona BTT (XCM), o pelotão masculino de elite teve pela frente um percurso de 100 quilómetros, durante o qual José Dias controlou a corrida e as próprias forças para se impor “com autoridade”, conforme informou a Federação Portuguesa de Ciclismo, em comunicado.

Nos primeiros dois terços da prova, tendo mudado a composição da frente de corrida, houve dois corredores que nunca largaram a dianteira: José Dias e o campeão em título, Tiago Ferreira (DMT Racing Team).

No entanto, no último ponto intermédio, ao quilómetro 80, José Dias já seguia isolado. E foi a solo que cortou a meta, ao fim de 04:17.48. Tiago Ferreira chegaria 10.51 depois e o terceiro, a 13.51, foi Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech).

O ciclista de 28 anos, natural da freguesia de Fragoso, que compete na elite do BTT mundial ao serviço da equipa espanhola Buff-Megamo Team, conquista a camisola com cores nacionais após vários anos a terminar o Campeonato Nacional de Maratona BTT em 2.º lugar – em 2019, 2020 e 2022. Em 2021, subiu ao pódio (3.º) no campeonato do mundo desta especialidade.

Melissa Maia triunfou na corrida feminina de elite. A corredora do Korpo Activo/Penacova concluiu os 78 quilómetros em 04:29.17, recuperando um título que já fora dela em 2021. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) ficou com o segundo lugar e Leandra Gomes (Saertex Portugal/Edaetech) fechou o pódio.

Entre os veteranos, triunfaram os masters 30 Rodrigo Gomes (BTT Seia) e Nádia Mendes (BTT Gardunha/Fundão/Create), o master 35 Filipe Ramos (Guilhabreu MTB), os masters 40 Martinho Saragoça (Korpo Activo/Penacova) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), o master 45 Nuno Inácio (BTT Gardunha/Fundão/Create), os masters 50 António Marques (BTT Seia) e Carla Vieira, o master 55 Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team), o master 60 Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) e o master 65 Manuel Pinto (Carvic/Grupo S. Luís/Casa dos Óculos/Figueiras BTT).

Os melhores nas bicicletas de assistência elétrica foram Flávio Cunha (Movefree/CM Torres Vedras/Cofidis) e Cátia Santos. No paraciclismo subiram ao pódio João Monteiro (Paredes/Fortunna), na classe C, e Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem), na classe D.

O Korpo Activo/Penacova ganhou a classificação geral por equipas. O BTT Gardunha/Fundão/Create impôs-se entre os coletivos master.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x